IEF participa do 2 Encontro de Parceiros do Vale do Urucuia

IEF - www.ief.mg.gov.br - 08/10/2009
O Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio da Estação Ecológica Sagarana, participa do 2 Encontro de Parceiros do Vale do Urucuia.O evento acontece entre os dias 09 e 12 de outubro em Sagarana, distrito de Arinos, região noroeste de Minas Gerais. O encontro, em sua segunda edição, conta com diversas atividades culturais, artísticas e educativas.

Com o tema "Sagarana: feito Rosa para o Sertão - cultura, identidade e sustentabilidade", o evento terá uma programação variada com oficinas de fotografia, tecelagem, teatro, jogos educativos em papel reciclado, caminhada ecoliterária, plantio de mudas, lançamento e divulgação de programas e projetos potencializadores do desenvolvimento regional sustentável. Debates, palestras, exposição de artesanato regional, contadores de histórias, shows e danças, também, enriquecerão o evento.

Segundo o gerente da Estação Ecológica Sagarana, Fernando Duarte Vilaça, o IEF irá participar de atividades como a Caminhada Ecoliterária, que acontece no domingo (11), a partir das 7h, na Trilha da Cachoeira do Boi Preto. A caminhada será interpretativa apontando o cerrado e as riquezas da região a partir dos livros de Guimarães Rosa.

Além disso, no sábado (10), acontece a Caravana IEF. Haverá plantio de mudas de árvores nativas feito pelos alunos das escolas da região. "Cada criança será responsável por uma árvore, isso desperta a consciência de preservação do meio ambiente", afirma o gerente. Teatros, gincanas e brincadeiras fazem a festa da criançada. Durante a caravana acontecerá a premiação do concurso realizado com as crianças na Semana florestal. Os alunos fizeram desenhos e frases sobre a importância da árvore e os ganhadores serão premiados com kits do IEF.

O gerente explica que atividades como essas mostram a importância do meio ambiente e integram a população com a Estação Ecológica. "Quando o meio ambiente se envolve em programações culturais faz com que a população participe de mais ações ambientais", ressalta Vilaça.

O encontro vem ganhando repercussão nacional e tem o objetivo de promover e divulgar a obra de Guimarães Rosa, favorecendo o conhecimento da literatura sob o signo de inúmeras linguagens. É uma ocasião em que a comunidade estreita e reafirma seus laços com os parceiros e apoiadores dos Projetos de Desenvolvimento Regional Sustentável do Vale do Rio Urucuia
UC:Estação Ecológica

Related Protected Areas:

  • UC Sagarana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.