Rebio Uatumã e Sebrae se unem para fortalecer associações de moradores

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 29/10/2009
A Reserva Biológica (Rebio) Uatumã, no Amazonas, e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM), ofereceram, entre os dias 13 e 17, aos moradores do entorno da unidade o curso Praticando o associativismo. Participaram moradores da Vila de Balbina e de comunidades do Rumo Certo, às margens da BR-174. Ao todo foram capacitados, nessa primeira parceria com o Sebrae, 45 comunitários integrantes de váras associações locais.

Entre os participantes estavam membros de associações de moradores de diversas comunidades, além de representantes de associações de guias de turismo, de barqueiros e de mateiros. A idéia do curso surgiu da necessidade identificada pelo Programa de Educação Ambiental da Rebio Uatumã durante trabalhos de fortalecimento das associações existentes junto às comunidades do entorno da reserva. Muitas apresentam baixo nível de organização, sobretudo na parte administrativa, e fragilidades jurídicas, o que acabava comprometendo sua efetividade.

Segundo o chefe da Rebio Uatumã, Caio Pamplona, fortalecer as associações locais resulta em benefícios para todos. "Valoriza o associado, contribui para o desenvolvimento local e, sobretudo, melhora a organização dessas associações e a forma como desempenharão seus papéis, de forma muito mais responsável, inclusive com relação ao uso dos recursos naturais", destaca Pamplona.

Para o analista ambiental Cesar Chirosa, coordenador do curso, a ação foi importante para transmitir aos comunitários o espírito cooperativista necessário ao bom funcionamento de qualquer associação. "O próximo passo será o nivelamento dos demais associados, podendo haver novas demandas por capacitação básica para outras turmas. Creio que a Rebio Uatumã deu um passo importante ao ajudar essas associações a se desenvolverem mais e melhor", frisa Chirosa.

As próximas etapas da parceria Rebio e Sebrae/AM serão a identificação de novas associações do entorno da UC interessadas nesse trabalho de capacitação e fazer uma avaliação desses cursos nas associações participantes.
UC:Reserva Biológica

Related Protected Areas:

  • UC Uatumã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.