Produtores de farinha da Resex Catuá Ipixuna recebem capacitação

CEUC - www.ceuc.sds.am.gov.br - 11/05/2010
Produtores das comunidades da Reserva Extrativista (Resex) Catuá-Ipixuna, localizada no município de Tefé (a 523 km de Manaus) começaram hoje, dia 10, a participar do Curso de Farinha. A capacitação é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), no intuito de melhorar as técnicas de produção e qualidade da mandioca dos moradores da UC. Durante três dias, serão realizadas aulas práticas e teóricas acerca da higienização na etapa da produção e padronização do tamanho da farinha.

O curso será realizado em duas comunidades, em Bela Conquista, de hoje a 12 de maio, e em seguida, irá capacitar produtores na comunidade de São Sebastião da Água Branca, no período de 13 a 15 de maio, com a presença de 30 produtores para cada curso.

De acordo, com Domingos Macedo, coordenador do CEUC, é necessário a seleção da matéria prima adequada, higiene e cuidados durante o processo de fabricação, isso garante um produto de melhor qualidade. "O curso proporciona aos moradores da comunidade a oportunidade de produzir uma farinha de alta qualidade, gerando melhores condições de vida e renda aos produtores", explica o coordenador.

Com material informativo e equipamentos especializados, a técnica do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), Meire Jane Santiago, ministrará as aulas, abordando os conceitos básicos da utilização de medidas rigorosas de higiene dos trabalhadores na atividade; limpeza diária das instalações e equipamentos; escolha da matéria prima de boa qualidade; tecnologia de processamento, embalagem e armazenagem adequada.

Reserva Extrativista Catuá Ipixuna

A Reserva Extrativista Catuá-Ipixuna foi criada pelo Decreto N. 23.722, de 08 de setembro de 2003. Está localizada nos municípios de Coari e Tefé, abrangendo uma área de 217.486,00 hectares. Cerca de 287 famílias vivem da criação de pequenos animais, extrativismo da castanha e a pesca de subsistência. O tipo de vegetação da área é de Terra Firme, florestas alagáveis de várzea e igapós.

http://www.ceuc.sds.am.gov.br/component/content/article/42-destaques/240-produtores-de-farinha-da-resex-catua-ipixuna-recebem-capacitacao.html
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Catuá-Ipixuna
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.