Dia da Árvore é comemorado no Parque Estadual Cachoeira da Fumaça

ES Hoje - www.eshoje.com.br - 21/09/2010
Comemorações pelo Dia da Árvore movimentam o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça com uma Semana de Educação Ambiental direcionada à comunidade e escolas da região. A realização é do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em conformidade com o Plano de Manejo, pertencente ao Programa de Integração com a Área de Influência Direta e Indireta. O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro, e uma programação especial para a data foi organizada. As atividades, que tiveram início nesta segunda (20), se estendem até o próximo dia 30.

O objetivo é integrar e conscientizar o público do evento de maneiras distintas, e para isso serão desenvolvidas desde atividades lúdicas e distribuição de mudas até palestras e cursos de capacitação.

De acordo com a gestora do Parque, Erica Munaro, consolidar o conhecimento e sensibilizar os envolvidos sobre a importância da conservação do meio ambiente vai gerar uma maior integração entre a Unidade de Conservação e os moradores da região. "Espera-se, desse modo, mudanças de atitudes e ações, referentes à preservação e conservação dos recursos naturais", afirma.

O Parque Estadual Cachoeira da Fumaça está situado nos municípios de Alegre e Ibitirama. Como principal atrativo possui uma queda d'água com desnível de 144 metros situada no rio Braço Norte Direito, um dos afluentes do rio Itapemirim/ES, além de grande biodiversidade. É opção de lazer e pesquisas científicas da população e, também, cenário ideal para o desenvolvimento das celebrações.

Confira a programação:

20 a 30/09/2010
8h às 16h30 - Recepção de Turmas das Escolas do Entorno com atividades lúdicas e dinâmicas, trilhas interpretativas e doação de mudas nativas de espécies arbóreas.
- Público alvo: professores e alunos do ensino fundamental e médio das Escolas públicas e particulares da zona de abrangência.
- Local: na sede do PECF

25/09/2010
9h - Recepção dos Alunos do Curso de Geologia da UFES (Atividades: Palestra e levantamento geomorfológico de um trecho do Rio Braço Direito Norte).
- Público alvo: estudantes
- Local: Sede do PECF e entorno
14h às 17h - Palestra sobre Reflorestamento Econômico, ministrada por acadêmicos do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo.
- Público alvo: moradores do entorno
- Local: Sede do PECF

27 e 28/09/2010
8h às 17h - Curso de Capacitação em Educação Ambiental em parceria com o SENAR (16 horas).
- Público alvo: professores e alunos do ensino médio da EEEFM Oscar Almeida Gama
- Local: Distrito de Araraí - Alegre

http://www.eshoje.com.br/portal/leitura-noticia,inoticia,5929,dia+da+arvore+e+comemorado+no+parque+estadual+cachoeira+da+fumaca.aspx
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Cachoeira da Fumaça (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.