Área de Proteção Ambiental do Igarapé Gelado inaugura centro de formação

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 23/09/2010
A área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé-Gelado, no Pará, foi contemplada este mês, com a construção de um centro de formação denominado Estação Conhecimento.

A estação foi construída com recursos da Fundação Vale e é fruto de uma parceria que envolve a Associação de Produtores da APA do Igarapé-Gelado (APROAPA), Associação das Mulheres Camponesas Filhas da Terra, ICMBio, mineradora Vale e Prefeitura Municipal de Parauapebas.

Segundo o chefe da APA, Manoel Delvo Bizerra dos Santos, a Estação Conhecimento tornará possível o uso sustentável dos recursos naturais na Unidade.

Participaram da inauguração, produtores da APA, crianças da comunidade, autoridades locais, dirigentes da Vale, a Atleta Olímpica Conceição Geremias, Coordenadora do programa de esportes da escola, e os servidores do ICMBio lotados no Mosaico de UCs de Carajás, membros do Conselho Consultivo da APA, além do Coordenador Regional da CR4, Fabiano Gumier Costa.

Instalações - As instalações da Estação, incluem viveiros para produção de mudas de plantas frutíferas e essências florestais madeiráveis, viveiros para produção de hortaliças com hidroponia, hortas, áreas para plantios experimentais, galpões para criação de aves e manejo zootécnico em sistema de pastagem rotacionada de gado leiteiro e ovinos, além de quatro núcleos de produção localizados em pontos estratégicos da unidade. Um laticínio foi construído e receberá toda a produção de leite dos produtores da APA e de propriedades vizinhas a UC. Esta será uma oportunidade para capacitação de agricultores e formação dos jovens de toda a região.

Uma Organização da Sociedade Civil de interesse Público (Oscip) foi criada para administrar a Estação e envolver as instituições parceiras em torno de um mesmo objetivo que é a gestão participativa e inclusiva dessa grande escola rumo a sustentabilidade da APA e região. O núcleo educacional terá a Prefeitura Municipal de Parauapebas como mantenedora e atenderá estudantes do ensino fundamental possuindo campo de futebol, pista de atletismo, sala de informática, biblioteca, refeitório e unidades para beneficiamento de hortaliças, frutas e processamento do leite produzido na região.

A produção dos agricultores que fazem parte do projeto deverá ser absorvida no mercado local, na merenda escolar e nos restaurantes da Vale que dão suporte as atividades de lavra mineral no Complexo Carajás instalado no interior das Florestas Nacionais de Carajás e Tapirapé-Aquiri e APA do Igarapé Gelado.

O Coordenador Regional da CR4, Fabiano Gumier Costa, afirmou que o trabalho na APA era inicialmente voltado para a fiscalização. As queimadas e os desmatamentos eram generalizados e todos os produtores acreditavam na pecuária extensiva de corte como única alternativa econômica para a área. "Em 2003 foi iniciado o programa de Queimada Controlada em que buscamos ordenar o uso do fogo na agricultura e propor alternativas sustentáveis aos produtores em toda a região do Mosaico", disse.

Em 2005 começou o Projeto Alternativo a Desmatamentos e Queimadas (Padeq) e foi construído um viveiro na APA. Segundo Fabiano, diversas atividades de formação aconteceram desde então. "Ao mesmo tempo comunidade, prefeitura e ICMBio buscaram trazer a mineradora para mais perto e gradualmente ela percebeu a importância do seu envolvimento em um projeto maior, por uma APA sustentável com geração de renda para os produtores e controle das dinâmicas sociais e ambientais negativas consequentes do processo de expansão da mineração na Amazônia. A Vale investe fortemente no futuro da APA e a insere de fato na cadeia produtiva da mineração", concluiu.

Durante o evento também houve apresentação do grupo cultural paraense Arraial do Pavulagem que trabalhou com as crianças da APA do Gelado e homenageou o gavião real (Harpya harpya), ave símbolo da região de Carajás e ameaçada de extinção.


http://www.icmbio.gov.br/noticias/area-de-protecao-ambiental-do-igarape-gelado-inaugura-centro-de-formacao
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Igarapé Gelado
  • UC Tapirapé-Aquiri
  • UC Carajás
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.