Roraima vai às urnas

Último Segundo - http://ultimosegundo.ig.com.br - 03/10/2010
Roraima elege neste domingo seus novos dirigentes políticos para os próximos quatro anos. A partir das 8h eles vão ás urnas para escolher o governador e o vice-governador, 24 deputados, oito deputados federais e dois senadores. O estado tem uma das menores taxas populacionais do Brasil, estimada em 421 499 habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As fronteiras de Roraima, na região Norte, se limitam com a Venezuela (ao norte e noroeste), Guiana (leste), Pará (sudeste) e Amazonas (sudeste e oeste). Roraima tem 15 municípios, a capital é Boa Vista. É governado desde 2007 por José de Anchieta Júnior (PSDB) e representado no Senado por Augusto Botelho (PT), Mozarildo Cavalcanti (PTB) e Romero Jucá (PMDB).

Roraima ocupa uma área aproximada de 224,3 mil km², pouco menor que a Romênia. Em Boa Vista, única capital brasileira totalmente no hemisfério Norte, encontra-se a sede do governo. Situado numa região periférica da Amazônia Legal, predomina em Roraima a floresta amazônica, com uma faixa de savana no Centro-Leste.

Planalto das Guianas

Roraima está situado no Planalto das Guianas, uma parte ao sul pertence à Planície Amazônica. É considerado estado chuvoso, entrecortado por inúmeros rios, que permitiram a entrada dos colonizadores portugueses no século XVIII. O Estado é um ícone das diversidades de culturas, fauna e flora.

O Monte Roraima empresta o nome ao Estado. Conforme os pesquisadores, etimologicamente resultado de contração de roro (verde) e imã (serra ou monte), foi batizado por indígenas pemons da Venezuela.
As primeiras expedições portuguesas colonizadoras na região remontam ao início da década de 1660, em busca de drogas do sertão, metais e pedras preciosas, e de indígenas para o apresamento.

Colonização

Conforme os historiadores, entre os colonizadores de Roraima, destaca-se o Capitão Francisco Ferreira, que penetrou o vale do rio Branco (1718). A partir de 1725, missionários Carmelitas iniciaram a tarefa de conversão do indígena na região.

A criação da Capitania Real de São José do Rio Negro, pela Carta-régia de 3 de março de 1755, foi fruto da preocupação da Coroa portuguesa com as fronteiras do rio Negro e do rio Branco, a primeira ameaçada pelos espanhóis do Vice-reino do Peru, e a segunda pelas expedições de neerlandeses do Suriname, com fins de comércio e de apresamento de indígenas.

Conservação ambiental

Em Roraima o IBAMA administra 8 unidades de conservação: 3 parques nacionais, 3 estações ecológicas e 2 florestas nacionais, totalizando 15.539,93 km², ou 6,9975% dos 224.298,980 km² (IBGE) da área territorial do Estado. São eles: Parque Nacional do Monte Roraima, localizado no município de Uiramutã.

Em 2008 o parque perdeu um pouco da sua área devido à homologação da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Outros parques de Roraima: Parque Nacional do Viruá, Parque Nacional Serra da Mocidade e Estação Ecológica de Maracá.

Também são considerados parques a Estação Ecológica de Caracaraí, Estação Ecológica do Niquiá, Floresta Nacional de Roraima e Floresta Nacional do Anauá. Em julho de 1982 Roraima passa a ser composto por 15 municípios.

Índios

Quando começou a colonização dos portugueses - meados do século XVIII - Roraima era habitada especialmente por índios, que se apresentavam em sua maior parte pertencentes ao troncos dos Caribes.Essa é considerada a base da maioria dos povos indígenas do estado: Makuxi, Taurepang, Ingarikó, Patamona, Wai-wai e Waimiri-atroari.

Pertencentes ao tronco linguístico Arawak existem os Wapixama. Os Ianomâmi, ou Yanomami, pertencem à família linguística Yanomami, não classificada em tronco linguístico. Roraima reconhece a identidade mestiça. O Dia do Mestiço é data oficial no estado, que tem a maior floresta tropical e os maiores rios do mundo. Por isso é considerada unidade federativa mais isolada do Brasil

http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/roraima+vai+as+urnas/n1237790101606.html
UC:Geral

Related Protected Areas: