Rebio do Abufari e Parna Nascentes do Lago Jari discutem formação de conselhos

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 03/12/2010
Foram iniciadas as atividades para a formação dos conselhos consultivos da Reserva Biológica (Rebio) do Abufari e do Parque Nacional (Parna) Nascentes do Lago Jari - ambas unidades de conservação geridas pelo Instituto Chico Mendes no Amazonas. Estão sendo realizadas oficinas de sensibilização em cada uma das 22 comunidades que residem no interior e entorno da Rebio do Abufari.

A equipe, coordenada pela analista ambiental da Rebio, Angela Midori, partiu do município de Tapauá no dia 16 de novembro e permanecerá em campo por 34 dias. Paralelamente a equipe do Parna realizou oficinas nas comunidades da BR-319, limite leste da UC.

Criada em 1982, a Rebio do Abufari teve, em seus quase 30 anos de existência, pouco diálogo com os moradores do interior da reserva. "Era difícil o governo vir aqui sentar com a gente para discutir nossa situação" reclama um morador. "Mas agora começamos a ver um futuro diferente", acrescentam.

Durante as reuniões são apresentados, além do funcionamento do conselho, instrumentos de gestão a serem implementadas em breve nessas UCs como o Termo de Compromisso e o Plano de Manejo.

"Acredito que esses instrumentos darão a segurança que os moradores precisam para exercerem suas atividades de forma a não prejudicar os recursos naturais da Rebio e do Parque" ressalta o chefe do Parna Nascentes do Lago Jari, Marcelo Carvalho.

Junto com os analistas ambientais do parque também serão realizadas em dezembro reuniões no município de Beruri e nas comunidades do Lago Jari, no entorno. A expectativa da equipe é de que em 2011 o trabalho com as comunidades seja intensificado.



http://www.icmbio.gov.br/noticias/rebio-do-abufari-e-parna-nascentes-do-lago-jari-discutem-formacao-de-conselhos
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Abufari
  • UC Nascentes do Lago Jari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.