Pesquisa identifica espécies de insetos e fungos na Reserva Biológica do Uatumã

http://www.fapeam.am.gov.br - 11/03/2011
Os insetos e fungos são diversificados e exercem funções ecológicas significantes no ecossistema do planeta por desempenhar papéis fundamentais na manutenção das florestas tropicais. Todavia, são relativamente pouco pesquisados no Brasil.

Um estudo de destaque é o da doutora em Ciências Biológicas, atualmente pesquisadora titular da Coordenação de Pesquisas em Produtos Florestais (CPPF) no Setor de Entomologia da Madeira do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Raimunda Liége Souza de Abreu, intitulado 'Levantamento de besouros das famílias Curculionidae e Cerambycidae de Fungos Basidiomicetos da Reserva Biológica do Uatumã'.

O projeto consiste no levantamento e identificação de insetos e fungos da Reserva Biológica do Uatumã, localizada entre os municípios de Presidente Figueiredo, São Sebastião do Uatumã e Urucará, no Estado do Amazonas e tem por objetivo estudar os insetos da Ordem Coleoptera, famílias Curculionidae (Scolytinae e Platypodinae) e Cerambycidae (Lamiinae) e fungos basidiomicetos.

A pesquisadora explicou que os insetos e fungos possuem qualidades importantes. "Podemos identificar espécies que possam atuar no controle biológico de pragas e serem produzidas em biofábricas, ou podem ser utilizadas para outros fins, como em indústrias alimentícias, farmacêuticas, dentre outros processos biotecnológicos", afirmou.

Segundo Abreu, o estudo permite caracterizar a fauna, a distribuição e a diversidade, analisando as possíveis aplicações. É direcionado para estudantes, professores, empresas, fornecendo informações para futuras pesquisas de bioprospecção na Região Amazônica e também para inserção de cogumelos comestíveis como fonte de alimento.

As informações estarão disponíveis por meio de publicações acadêmicas e poderão auxiliar na elaboração de planos de manejo necessários para preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.

Apoio do Pipt/FAPEAM

O projeto contou com auxílio concedido pelo Programa Integrado de Pesquisa e Inovação Tecnológica (Pipt) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) no valor de R$ 20 mil.

Esse programa consiste em apoiar, com auxílio-pesquisa e bolsas, mestres e doutores vinculados a instituições públicas e privadas sem fins lucrativos interessados em realizar pesquisas científicas e tecnológicas no Amazonas.


http://www.fapeam.am.gov.br/noticia.php?not=5032
UC:Reserva Biológica

Related Protected Areas:

  • UC Uatumã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.