Sema distribui mudas de árvores nas escolas da Apa Araguaia

Sema Pará - http://www.sema.pa.gov.br - 19/05/2011
Técnicos da gerência do Parque Estadual Serra das Andorinhas (Pesam), em São Geraldo do Araguaia, realizaram atividade de educação ambiental na Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia, entre os dias 17 e 18 de maio, e no período, distribuíram mudas de espécies florestais e frutíferas para alunos e moradores das vilas Ilha de Campo, Sucupira e Santa Cruz dos Martírios. Os professores mobilizaram a comunidade e cerca de 150 pessoas participaram das atividades. A ação é resultado da integração dos programas de Educação Ambiental; Desenvolvimento e valorização de comunidades locais, e Manejo dos Recursos Naturais, da gerência da APA Araguaia.

A distribuição de mudas faz parte da oficina sobre plantio de mudas realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), no início do mês de maio, para os professores da APA Araguaia.

Durante a visita nas escolas, técnicos da gerência ministraram palestras sobre a importância de se plantar árvores, bem como ensinaram técnicas de plantio de mudas. Os alunos receberam atentamente as explicações dos técnicos e mostraram seus conhecimentos sobre meio ambiente.

Na Escola Dom Pedro II, na Vila Ilha de Campo, Hércules de Sousa Matias, 11 anos, estudante da 1ª série, foi enfático em afirmar. "Devemos plantar árvores para garantir a sobrevivência de nossos filhos". O garoto é aluno da professora Marinalva Lopes Tavares que ficou bastante contente com a desenvoltura do aluno perante os técnicos. Nessa vila, os participantes receberam mudas para plantar em suas casas.

Na Vila Sucupira, a equipe do meio ambiente foi recepcionada pelas professoras Maria Ednan e Elisângela da Silva, ambas da Escola Wildemberg de Oliveira Assis. Após a palestra, os alunos plantaram mudas ao redor da escola e também levaram para suas casas. Empolgados pela arborização da escola, os discentes posaram para fotos exibindo as mudas que seriam plantadas em seguida. Na Escola Santo Reis, a Professora Sandra deu as boas vindas à caravana ecológica.

"As árvores dão beleza e harmonia a qualquer comunidade. Fazem a vida mais agradável, tranquila, relaxada e deixam um rico legado para futuras gerações", destacou o gerente da Unidade, Abel Pojo, ao se referir sobre a importância da atividade nas vilas.

Os estudantes da Escola Pedro Gomes, na Vila Santa Cruz, arborizaram o entorno do campo de futebol da vila, uma vez que o pátio da escola já está arborizado. As professoras Maria Neide Paz dos Santos Rodrigues e Maria Iolanda Lopes da Silva acompanharam a garotada durante o plantio no espaço esportivo. Os técnicos voltarão em todas as vilas para monitorar o crescimento das árvores plantadas.

Durante as palestras, os pais de alunos foram convidados a procurar o escritório da Sema, na zona urbana de São Geraldo do Araguaia, para adquirir outras espécies de mudas e incentivar outras pessoas a preservar a natureza.

Compuseram a equipe de trabalho da atividade de educação ambiental e a campanha de arborização das escolas, os Técnicos Nilson Amaral, Cassiano de Oliveira, Evânio Cunha e o Gerente da Unidade, Abel Pojo; além das estagiárias Mayanna Marinho, natural da Vila Ilha de Campo e Elaine Pereira, de Santa Cruz, ambas auxiliaram os trabalhos dos técnicos.


http://www.sema.pa.gov.br/interna.php?idconteudocoluna=6215
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Serra dos Martírios/Andorinhas
  • UC São Geraldo do Araguaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.