RESEX Riozinho da Liberdade conclui etapa para formação do Conselho Deliberativo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 30/08/2011
No dia 21 de agosto foram finalizadas as reuniões comunitárias previstas para a formação do Conselho Deliberativos da Reserva Extrativista (Resex) Riozinho da Liberdade, Unidade de Conservação (UC) gerida pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio) e localizada no estado do Acre.

Durante as reuniões foram feitas apresentações que relembraram o histórico da região do rio Liberdade desde a época da extração da borracha até a criação da UC em 2005. Além disso, foi realizado um balanço do trabalho realizado pela equipe gestora da Resex desde o mês de dezembro de 2007, data da nomeação do primeiro servidor.

Houve ainda uma apresentação detalhada sobre a importância do Conselho Deliberativo na gestão da Reserva e a explicação do trabalho do conselheiro como representante da comunidade. Na ocasião foram feitas as escolhas dos sete conselheiros titulares e suplentes, bem como a indicação das instituições governamentais e da sociedade civil que deverão ter cadeira no conselho.

Foram 343 assinaturas registradas nas atas de presença, o que dá a média de quase uma pessoa por família participando das reuniões, isso considerando dados do cadastramento feito em 2008 que mapeou 372 famílias residentes na Unidade.

As próximas etapas serão oficializar os órgãos indicados pelas comunidades para que indiquem seus representantes e concluir a formalização do Conselho junto ao Macroprocesso de Gestão Socioambiental.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1747-resex-riozinho-da-liberdade-conclui-etapa-para-formacao-do-conselho-deliberativo
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Riozinho da Liberdade
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.