Seca provoca incêndios no DF, RJ e MG

OESP, Metrópole, p. C4 - 12/09/2011
Seca provoca incêndios no DF, RJ e MG

Solange Spigliatti

A seca e a consequente baixa umidade do ar fez multiplicar focos de incêndio em várias regiões do País nos últimos dias, com episódios mais graves em Brasília, Minas e Rio de Janeiro.
No Distrito Federal, uma força-tarefa formada por 600 militares, carros-pipa, 29 viaturas, dois helicópteros e quatro aviões combate os incêndios florestais que atingem o Jardim Botânico, a Floresta Nacional e a Reserva da Aeronáutica desde a semana passada. Desde o início do ano, mais de 10 mil hectares do DF já queimaram.
Em Minas, na tarde de ontem, as chamas atingiram duas regiões de Belo Horizonte - uma próximo à Serra do Curral, e outra na serra do Caraça, onde trabalhavam 36 bombeiros de Belo Horizonte e Itabira e 44 brigadistas voluntários, com ajuda de um helicóptero e dois aviões.
Já na região serrana fluminense, uma força-tarefa do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) começa a fiscalizar amanhã as queimadas no entorno do Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo. Nos últimos dias, o fogo consumiu 260 hectares do parque, a maior unidade de conservação sob administração estadual. O Inea calcula diariamente o Índice de Risco de Incêndios Florestais. Na sexta-feira, esse índice chegou ao nível máximo, caindo para o nível médio ontem.

OESP, 12/09/2011, Metrópole, p. C4

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,seca-provoca-incendios-no-df-rj-e-mg,771324,0.htm
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Brasília (FLONA)
  • UC Jardim Botânico de Brasília
  • UC Três Picos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.