Moradores protestam contra projeto da Jureia

OESP, Vida, p. A16 - 25/04/2012
Moradores protestam contra projeto da Jureia

JOSÉ MARIA TOMAZELA , SOROCABA

Moradores de Iguape, no litoral sul de São Paulo, fazem amanhã um ato público contra projeto de lei do governo estadual que restabelece o Mosaico de Unidades de Conservação da Jureia-Itatins. De acordo com o líder comunitário Arnaldo das Neves, da União dos Moradores da Jureia (UMJ), a proposta vai implicar a retirada de comunidades tradicionais que sobrevivem do manejo florestal e de caiçaras que praticam a pesca artesanal.
O protesto, às 19 horas, na praça central, deve reunir lideranças das 23 comunidades que seriam atingidas, além de moradores que defendem menor rigor na legislação ambiental.
Segundo Neves, o projeto do governo congela 80 mil hectares e implicará na retirada de mais de cem famílias. A UMJ propôs um substitutivo em que a maior porção dessa área, com 45,4 mil hectares, seria transformada em Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), onde são permitidas atividades econômicas compatíveis com a preservação.
"Desde a época da Colônia há atividade humana nessas áreas. E se existe mata hoje foi porque o habitante tradicional soube preservar", disse.
O projeto e dois substitutivos aguardam votação na Assembleia Legislativa. O governo já havia transformado a antiga Reserva Ecológica da Jureia-Itarins num mosaico de unidades, mas a lei foi anulada pela Justiça.
Para a Fundação Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente, o novo projeto garante a permanência das comunidades tradicionais, já que prevê a criação das reservas sustentáveis do Despraiado e da Barra do Una.
Os manifestantes também protestarão contra a demolição de casas que teriam sido erguidas em terras do Estado. Neves diz que dezenas de imóveis já foram derrubados por ordem judicial na Barra do Una e no Despraiado. A Fundação Florestal responde que a retirada dos moradores foi determinada pela Justiça.

OESP, 25/04/2012, Vida, p. A16

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,moradores-protestam-contra-projeto-da-jureia-,864987,0.htm
Bacia do Ribeira

Related Protected Areas:

  • UC Juréia-Itatins
  • UC Despraiado
  • UC Barra do Una
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.