Fiscalização de pesca ilegal no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 10/05/2012
Equipes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, localizado na cidade de Caravelas no estado da Bahia, e da Superintendência da Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia (SFPA/BA), realizaram uma operação de fiscalização na região. O parque é conhecido por receber anualmente as baleias Jubarte (Megaptera novaeangliae), que utilizam suas águas quentes e rasas para acasalamento e reprodução. Foi criado em 1983, sendo uma das primeiras unidades de conservação do bioma marinho no Brasil e está sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Durante a ação foram abordadas três embarcações de pesca, sendo solicitadas documentações de regularização da atividade, tais como registro geral e licença de pesca. A fiscalização foi realizada com a lancha SEAP 11, cedida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), ao ICMBio.

O MPA possui um termo de cooperação com o ICMBio para utilização da lancha na fiscalização ambiental em Abrolhos e nas Reservas Extrativistas Corumbau, Cassurubá e Canavieiras, no extremo sul da Bahia. A utilização da lancha tem auxiliado na diminuição de ocorrências de pesca ilegal na região.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2882-fiscalizacao-de-pesca-ilegal-no-parque-nacional-marinho-dos-abrolhos.html
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Marinho dos Abrolhos
  • UC Marinha do Corumbau
  • UC Canavieiras
  • UC Cassurubá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.