Governo suspende obras em dois parques estaduais

BondeNews - http://www.bonde.com.br - 06/08/2012
As obras de revitalização dos parques estaduais do Monge, na Lapa, e do Pico do Marumbi, na Serra do Mar, estão temporariamente suspensas em razão de falhas na documentação apresentada pela empreiteira responsável pelas obras. Todos os contratos da empresa AZN Engenharia com o Governo do Estado foram suspensos pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, responsável por coordenar, orientar e fiscalizar as obras do Estado.

A decisão tornou-se necessária porque foram constatadas irregularidades na documentação da empreiteira que, até o momento, não conseguiu regularizar a situação. Isso impede os trâmites necessários no processo de contratação e pagamento dos serviços prestados. A abertura de uma nova licitação para selecionar a empresa que dará continuidade às obras depende do trâmite legal de cancelamento dos contratos atuais. Os dois parques continuam com as trilhas abertas para os visitantes.

Os parques estaduais são Unidades de Conservação que têm por objetivo conservar a biodiversidade de cada local e promover a educação ambiental. São gerenciados e mantidos pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

LAPA - O Parque do Monge é uma das principais atrações do município da Lapa e tem um apelo religioso, devido à lenda de que foi habitado por um monge. A unidade está em processo de revitalização desde 2010 e deve ser inteiramente recuperada, com melhorias na infraestrutura para lazer e orações.

Entre as mudanças previstas estão uma nova praça de alimentação, local mais confortável e seguro para orações, melhorias nas trilhas e na estrada de acesso, entre outras. Além das obras de infraestrutura, a Unidade de Conservação também passou por melhorias ambientais, como a retirada de espécies exóticas invasoras - principalmente Pinus - e recomposição da mata nativa do local.

A empresa AZN tinha até março de 2012 para entregar as obras - orçadas em pouco mais de R$ 2 milhões -, porém solicitou um novo prazo, que terminaria em outubro deste ano.

MARUMBI - O Parque Estadual Pico do Marumbi fica na Serra do Mar, entre os municípios de Piraquara e Quatro Barras. É um local muito procurado por aventureiros e pessoas que procuram caminhadas na natureza.

As obras que estavam sendo realizadas pela empreiteira AZN começaram em setembro de 2011 e incluíam reformas nas casas e estruturas de apoio (centro de visitantes, vestiários, alojamento, casa de resgate, camping e outros). A revitalização na Unidade de Conservação deveria custar aproximadamente R$ 890 mil e tinha o término previsto para o fim deste ano.

A estação ferroviária do parque foi reformada pela América Latina Logística (ALL) e não sofreu qualquer tipo de atraso com a suspensão do contrato com a empreiteira.



http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-3--217-20120806
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Pico do Marumbi
  • UC Monge
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.