Satélites revelam que Cerrados do PI estão sendo consumidos por incêndios

Portal az - http://www.portalaz.com.br - 06/08/2012
O Piauí está dentre o grupo de Estados brasileiros que mais possuem focos de incêndios. Só este ano, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas (INPE), foram registrados cerca de 3.000. O levantamento é feito por imagem de satélites que reproduzem fotos com o registro dos pontos vulneráveis no país e na América Latina.

Segundo, Alberto Setzer, coordenador do Monitoramento de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em entrevista à Agência Brasil, esse quadro degradante e preocupante resulta da deficiência da fiscalização, associada aos efeito do clima e aos aspectos econômicos da região, o que para ele, agrava ainda mais o cenário de incêndios nos biomas considerados de extrema importância.

Segundo o pesquisador, quando há fiscalização, os registros de queimadas caem, e descreveu a situação existente em alguns estados como o Piauí de "um estado de desobediência civil".

Incêndios Dolosos

De acordo com Christian Niel Berlinck, coordenador de Emergências Ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), a maioria dos incêndios é provocada pelo homem.

Também em entrevista à Agência Brasil, Berlinck acrescentou que "a maioria dos incêndios florestais [aproximadamente 98%] tem origem antrópica, quer por dolo ou culpa", tendo como responsável o homem.

"Os incêndios ocorrem porque o homem coloca [fogo nas matas]. Incêndio natural é o incêndio por raio, que está associado à presença de nuvens e, geralmente, vem seguido de chuvas que ajudam a controlá-lo, o que não ocorre na época de seca", acrescenta.

Áreas de risco no Piauí

O índice de incêndios no Estado do Piauí é tamanho que está sendo desenvolvido em unidades de conservação localizadas em território piauiense trabalhos de conscientização, capacitação e contratação de brigadistas.

Christian Niel Berlinck disse que das 312 unidades de conservação que existem hoje, 100 são consideradas prioritárias para as questões de incêndios florestais. "Nestas unidades são realizados 120 cursos anuais, capacitadas 3.600 pessoas e contratados 1.743 brigadistas", explicou.

Entre as prioridades do órgão estão o Parque Nacional das Nascentes do Parnaíba, na divisa dos estados do Piauí, Maranhão e a Estação Ecológica de Uruçuí-Uma, que abrange os municípios de Baixa Grande do Ribeiro e Santa Filomena, no sudoeste do Piauí.



http://www.portalaz.com.br/noticia/brasilia/248647_satelites_revelam_que_cerrados_do_pi_estao_sendo_consumidos_por_incendios.html
Cerrado

Related Protected Areas:

  • UC Uruçuí-Una
  • UC Nascentes do Rio Parnaíba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.