Reserva no Pará promove oficina sobre manejo do açaí

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 10/09/2012
A Reserva Extrativista (Resex) Terra Grande-Pracuúba, no Pará, acaba de realizar ciclo de capacitações no manejo do açaí, casas de farinha, oficinas de organização social e gênero e também a validação da relação de beneficiários do Incra e das listas do Programa Bolsa Verde da UC.

A Resex, que tem ao todo 23 comunidades, com aproximadamente 700 famílias, iniciou neste mês a nova gestão, centrada na manutenção e extensão das capacitações nas comunidades. A nova chefe, Aline Simões, participou das atividades.

Houve um trabalho específico sobre o manejo do açaí com oficinas teóricas e práticas, com foco na segurança do trabalhador, pois existe um grande número de acidentes relacionados ao trabalho que não chegam a ser computados.

As oficinas buscaram trabalhar com o foco na prevenção a acidentes de trabalho, inserindo essa temática no cotidiano das pessoas. Foram usados kits de EPI’S,– capacetes, botas, terçados – preparados para que a prática faça parte da realidade das comunidades.

As ações foram realizadas nas comunidades de São Sebastião, São Joaquim, Nazaré e Portugal, no Rio Guajará. Durante os trabalhos, foi definida mais uma vaga para o curso de tomada de decisão em Manejo Florestal Comunitário, que acontecerá em Paragominas, no Centro de Treinamento do Instituto Floresta Tropical (IFT). O curso contará com quatro representantes da Resex.

As atividades aconteceram com o apoio dos colaboradores do CNS/GIZ, da Medida de Desenvolvimento do Marajó e Emater/Curralinho, nas oficinas de manejo de várzea, assistência técnica e oficinas de organização social.

Os servidores da Resex pretendem percorrer todas as 23 comunidades da unidade para fazer um diagnóstico da realidade local, levando um conjunto de atividades para sensibilizar as lideranças e apresentar a nova gestão.

"Nesta primeira etapa, contamos com a participação efetiva das comunidades visitadas, demonstrando o entusiasmo e vontade de participar, isso traz mais motivação para gestão também"”, afirmou Aline Simões, chefe da unidade.

As próximas atividades deverão ocorrer entre novembro e a segunda quinzena de dezembro, contando com ações de capacitação técnica, introdução de estudos para o turismo de base comunitária na região e iniciativas de cunho cultural, com oficinas de esporte, música e teatro, para buscar uma maior participação das crianças e jovens nesse processo de construção e fortalecimento da identidade de pertencimento coletivo.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3284-reserva-no-para-promove-oficina-sobre-manejo-do-acai.html
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Terra Grande-Pracuúba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.