ICMBio apreende 144 kg de peixe e 54 kg de carne de jacaré em Gurupá

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 12/03/2013
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com soldados do 9" Batalhão da Polícia Militar do Estado do Pará, promoveu ontem (segunda-feira, 11) operação de fiscalização na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Itatupã-Baquiá, em Gurupá (PA). A RDS é administrada pelo ICMBio.

Durante a ação, foram apreendidos 144 quilos de peixe - 104 kg de acarí e 40 kg de tamuatá, espécies cujo defeso (proibição de pesca) ocorre agora - e 54 kg de carne de jacaré, que seriam comercializadas de forma ilícita. O material estava em uma barco abandonado no rio. "O proprietário da embarcação e suposto dono dos produtos não foi encontrado no momento em que a ocorrência foi realizada, de modo que somente o material pôde ser apreendido", disse o fiscal Pedro Vieira, do ICMBio, que participou da operação.

Segundo ele, a comercialização da carne de jacaré está proibida, à exceção daquela extraída em criadouros legalizados”. O fiscal informou ainda que, de acordo com a portaria do governo federal, que identifica as espécies protegidas pela lei, o período de defeso do acari” vai até 31 de março e o do tamuatá até 30 de abril. Portanto, essas espécies de peixe não poderiam estar sendo pescadas agora.

O pescado e a carne de jacaré apreendidos foram doados a moradores de comunidades carentes da região. A entrega só foi feita após a Vigilância Sanitária do município de Gurupá (PA) atestar que estavam apropriados para o consumo humano. A ação foi acompanhada pela assistente social Josiane Lopes que atua no município.

O ICMBio atua no município de Gurupá desde 2007, ano de sua criação. Dispõe de uma uma picape e uma lanha tipo voadeira”, adquirida recentemente para auxiliar na fiscalização.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3770-icmbio-apreende-144-kg-de-peixe-e-54-kg-de-carne-de-jacare.html
UC:RDS

Related Protected Areas:

  • UC Itatupã-Baquiá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.