Conselheiros são capacitados sobre turismo em parques ambientais

Agência Pará de Notícias - www.agenciapara.com.br - 03/04/2013
Conselheiros do Parque Serra das Andorinhas e da Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia apresentaram propostas para 2013 e definiram ações para as duas unidades de conservação da natureza, localizadas no município de São Geraldo do Araguaia, no sul do Estado.

Também participaram da reunião representantes dos agentes ambientais voluntários do Parque Serra das Andorinhas; membros dos condutores de atrativos naturais; integrantes da rede de hotelaria do município; professores; artesãos e membros da Cooperativa de Transporte Terrestre da região.

Foram apresentados o calendário de reuniões do colegiado para 2013 e o relatório das atividades realizadas em 2012. Os conselheiros discutiram a renovação dos membros dos conselhos gestores, e o Plano de Uso Público das duas unidades de conservação.

Turismo - Após a reunião dos dois conselhos gestores, no final de março, todos os conselheiros participaram de capacitação sobre turismo em unidades de conservação, ministrada por Michelle Sena, gerente de Estruturação de Destinos Turísticos, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

A capacitação abordou o turismo receptivo. Os participantes conheceram as potencialidades turísticas do município e técnicas para desenvolver as oportunidades geradas por esse segmento. Michelle Sena ressaltou o crescimento do turismo no Estado. "O Brasil recebeu, em 2008, cerca de 5 milhões de turistas estrangeiros, e parte destas pessoas visitou o Pará", informou a gerente.

Com uma metodologia participativa foi elaborado um diagnóstico dos principais obstáculos às atividades turísticas na região. "Capacitar os conselheiros e demais segmentos das comunidades locais, para entender como acontece o processo de implementação do turismo, é fundamental para garantir a preservação da unidade de conservação da natureza", explicou Abel Pojo, gerente do Parque, se referindo aos benefícios que o turismo pode trazer à unidade.

A próxima reunião ordinária do colegiado será em 21 de junho, na Vila Santa Cruz dos Martírios, dentro da APA Araguaia.



http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=120643
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Serra dos Martírios/Andorinhas
  • UC São Geraldo do Araguaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.