Flona em Minas dá curso de movelaria em bambu

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 11/04/2013
A Floresta Nacional (Flona) de Passa Quatro, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Minas, promoveu durante toda a semana passada, o curso Artesanato de Fibras Naturais Rígidas/Móveis. Fruto de uma parceria com o Sindicato Rural de Passa Quatro e o Senar Minas, o curso ensinou técnicas de fabricação de móveis utilizando bambu, um recurso renovável e abundante na região da unidade.

O curso, que teve carga horária de 40 horas, abordou a colheita, secagem, tratamento e utilização do bambu para a movelaria. A maioria dos participantes era formada por servidores da Flona, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor o bambu, planta da família das gramíneas, e as possibilidades de geração de renda por meio dele.

A espécie de bambu utilizada durante o curso é conhecida popularmente como cana-da-Índia ou bambu chinês, sendo a mais utilizada na fabricação de móveis. Na unidade, existem alguns plantios dessa espécie, realizados antes da criação da Flona, representando uma boa alternativa de exploração econômica por meio do manejo sustentável.

Seminário

Também na semana passada, o analista ambiantal Anderson Alex, da Flona, participou do II Seminário da Governança das Águas, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde. O evento ocorreu na cidade de São Lourenço, em Minas.

No primeiro dia, Anderson ministrou palestra sobre o tema Alternativas Econômicas em Unidades de Conservação”. Boa parte da abordagem feita pelo analista foi baseada na publicação Contribuição das unidades de conservação brasileiras para a economia nacional”, disponível no portal do ICMBio na internet.



http://www.icmbio.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=3878&Itemid=172
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Passa Quatro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.