Conselho Consultivo do Monumento Natural Grota do Angico se reúne

FaxAju - http://www.faxaju.com.br/ - 17/07/2013
Após eleitos em 23 de abril para o biênio 2013-2015, os integrantes do Conselho Consultivo do Monumento Natural Grota do Angico se reuniram para a primeira reunião formal do ano. O evento ocorreu na manhã dessa terça-feira, 16, na Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco.

O Monumento Natural Grota do Angico (Mona) é a segunda Unidade de Conservação da Natureza criada pelo Governo do Estado no ano de 2007, a área que possui o seu Plano de Manejo é gerida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), o Conselho Consultivo tem, entre outras atribuições, a função de se esforçar para compatibilizar os interesses dos diversos segmentos sociais relacionados com a unidade, além de buscar a integração da unidade de conservação com a sociedade, demais unidades e espaços territoriais especialmente protegidos e com o seu entorno, garantindo o seu caráter participativo.

O coordenador da UC Mona, Thiago Roberto Soares, destaca a importância e o papel do conselho consultivo para a área preservada. O mandato do conselheiro é de dois anos, renovável por igual período, não remunerado e considerado atividade de relevante interesse público, finalizou Thiago Roberto.

Pauta

Nos primeiros instantes da reunião os conselheiros ouviram alguns Informes inerentes a programações voltadas para o meio ambiente que ocorrerão no Estado.

A reunião prosseguiu com alguns planejamentos para a realização da Missa do Cangaço, a ser realizada na UC do Mona em 28 de julho desse ano, local onde Lampião se refugiava com seu bando e foi dizimado junto com Maria Bonita e demais companheiros no ano de 1938.

Também na reunião foram abordados assuntos sobre a construção de nova estrada de acesso ao Mona a ser feito pela Prefeitura de Poço Redondo com a contribuição das sinalizações por parte do Departamento de Estradas e Rodagens (DER); e ainda, da oficialização da Portaria do Conselho, a qual dá posse ao membros.

Conselho

Além da Semarh, 23 instituições da região dos municípios de Canindé e Poço Redondo compõem o Conselho do Mona. Fazem parte do Conselho, representantes de prefeituras, bem como de órgãos e instituições estaduais, comunidade científica, organizações não governamentais (Ongs), sindicatos e comunidades do entorno das áreas. Participaram da Reunião de hoje, os conselheiros das secretarias de Educação, Turismo, Agricultura, além do Departamento de Meio Ambiente de Canindé e da Empresa de Turismo (MFTUR).

Fazem parte do Conselho, além do IEF, representantes de prefeituras, bem como de órgãos e instituições estaduais, comunidade científica, organizações não governamentais (Ongs), sindicatos, associações e comunidades do entorno das áreas.



http://www.faxaju.com.br/conteudo.asp?id=166822
UC:Monumento Natural

Related Protected Areas:

  • UC Grota do Angico
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.