UH Santa Isabel, licitada há 10 anos, é devolvida à União

((o))eco - http://www.oeco.org.br/ - 14/08/2013
O projeto da Usina Hidrelétrica Santa Isabel, licitado há uma década, foi devolvido à união, após a desistência do consórcio Geração Santa Isabel (GESAI) em tirar a usina do papel. A usina seria erguida no rio Araguaia, entre os estados do Pará e Tocantins.

As empresas queriam que a concessão de 35 anos tivesse seu prazo contado a partir da data da obtenção da licença ambiental, que foi atrasada por conta das falhas no EIA/RIMA. A decisão de devolver à concessão à União foi protocolada na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na sexta-feira (09). A informação veio de matéria publicada no site Congresso em Foco.

O projeto de Santa Isabel é de responsabilidade do Consórcio GESAI (Geração Santa Isabel), constituído pelas empresas Vale, Alcoa Alumínio S.A., BHP Billiton Metais S.A., Camargo Corrêa S.A. e Votorantim Cimentos Ltda. As empresas ganharam a concessão para a construção da usina em novembro de 2001.

A hidrelétrica agora suspensa iria afetar diretamente o Parque Estadual Serra dos Martírios - Andorinhas, a Área de Proteção Ambiental São Geraldo do Araguaia e a Área de Proteção Ambiental Lago de Santa Isabel, além de 131 cavidades naturais na região. Outra perda com a construção da usina seria o alagamento do cenário da guerrilha do Araguaia, ocorrida no ínício da década de 70.



http://www.oeco.org.br/salada-verde/27473-uh-santa-isabel-licitada-ha-10-anos-e-devolvida-a-uniao?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+siteoeco+%28O+Eco%29
Energia:UHE Amazônia

Related Protected Areas:

  • UC Serra dos Martírios/Andorinhas
  • UC São Geraldo do Araguaia
  • UC Lago de Santa Isabel
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.