Fundo dará apoio à gestão da APA de Cairuçu

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 13/08/2013
A Área de Proteção Ambiental (APA) de Cairuçu, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e a Reserva Ecológica de Juatinga, administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, receberão apoio da Fundação SOS Mata Atlântica e da Associação Cairuçu através do Fundo Juatinga-Cairuçu, lançado no início de julho. A iniciativa é uma parceria com a EST Cosméticos, marca brasileira de cuidados pessoais.

O Fundo Juatinga-Cairuçu vai fortalecer a gestão das duas unidades de conservação (UCs) por meio de suporte técnico, logístico e financeiro. Entre as atividades, destacam-se o apoio à gestão, manejo e fiscalização; promoção da melhoria da infraestrutura e aquisição de equipamentos; atividades de formação e educação ambiental; pesquisas e estudos científicos; e incentivo ao turismo sustentável de base comunitária.

Os primeiros recursos do fundo virão de uma nova linha da EST, chamada Juatinga, que destinará 20% da receita líquida de seus produtos ao projeto. A Associação Cairuçu, que há 11 anos realiza ações de educação para o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental da região de Paraty, apoiará a execução das atividades locais.

Segundo o chefe da APA Cairuçu, Eduardo Godoy, "a criação deste fundo será muito importante para a implementação da UC, que possui poucos recursos e grandes demandas ligadas à gestão, fiscalização, educação ambiental e ordenamento turístico".



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/4217-fundo-dara-apoio-a-gestao-da-apa-de-cairucu.html
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Cairuçu
  • UC Juatinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.