Estação Ecológica do Inea é inaugurada em S. F. Itabapoana, no RJ

G1 - http://g1.globo.com/ - 05/12/2013
O município de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, recebeu o complexo da sede administrativa da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, unidade de conservação de proteção integral com cerca de 3.260 hectares. A inauguração aconteceu na quarta-feira (4). A sede foi construída com material sustentável.

O projeto arquitetônico priorizando a ventilação e iluminação naturais, telhado verde, coletor solar nos postes e refletores, aproveitamento de energia solar, reuso de água de chuva e sistema de tratamento do esgoto com biodigestor. "Esta foi a primeira sede de unidade de conservação estadual a ser concebida atendendo inteiramente aos conceitos se sustentabilidade, visando à redução do consumo de energia e o conforto ambiental de seus usuários", contou a presidente do Inea, Marilene Ramos, que participou da solenidade de inauguração do complexo.

A estação ecológica foi criada em 2002 para preservar o último remanescente expressivo, em todo o Norte e Noroeste Fluminense, de uma mata estacional conhecida como "mata de tabuleiro" - um tipo de floresta que perde parte de suas folhas na época mais seca do ano. A unidade de conservação preserva também áreas alagadas do Rio Guaxindiba, que lhe emprestou o nome, que abrigam espécies típicas de fauna e flora destes ambientes.

"A estação preserva o que restou de uma mata muito maior, que era tristemente conhecida como Mata do Carvão, devido à ação de carvoarias e madeireiras que operaram naquela região durante décadas", disse o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, André Ilha.

O complexo da sede da unidade, construído em terreno próximo aos limites doado pelo município, conta ainda com alojamentos para guarda-parques, alojamentos para pesquisadores, residência funcional do chefe, centro de visitantes, pórtico, guarita e uma torre de observação da mata. A pesquisa científica na unidade será incentivada e coordenada pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).

Preservação da biodiversidade

Esta mata abriga espécies de 36 famílias botânicas, entre elas madeiras-de-lei ameaçadas típicas da Mata Atlântica, como a peroba-de-campos, o jacarandá-da-bahia, o angico e o pau-ferro.

Dentre os animais que ali encontram refúgio, destacam-se o gongolo-gigante, uma espécie de centopeia bastante rara, e mamíferos como preás, capivaras, cachorros-do-mato, jaguatiricas, bugios e a rara preguiça-de-coleira (ameaçada de extinção). Nos brejos ocorre também o jacaré-de-papo-amarelo e aves igualmente ameaçadas, como o papagaio chauá e o gavião-pombo.



http://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2013/12/estacao-ecologica-do-inea-e-inaugurada-em-s-f-itabapoana-no-rj.html
UC:Estação Ecológica

Related Protected Areas:

  • UC Guaxindiba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.