Capela: Mata do Junco abriga 129 espécies de aves

Infonet - http://www.infonet.com.br - 02/04/2014
O Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, unidade de conservação gerida pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), possui exatamente 129 espécies de aves típicas de Mata Atlântica, sendo que desse quantitativo, duas encontra-se em categoria de risco. Essas informações foram expostas durante a realização do Curso de Observação de Aves, iniciativa promovida pelo próprio órgão ambiental. A unidade de conservação, que está localizada no município de Capela, serviu como cenário na manhã desta quarta-feira, 2, para o discernimento desses dados.

O curso, que finalizará no próximo domingo, 6, com atividades em campo tem como objetivo qualificar os participantes em guias para observação de aves no Refúgio. De acordo com o Dr. em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Juan Manoel Ruizesparza, as aves além de terem sua beleza, desenvolvem um papel importante nos ecossistemas. "Elas servem para a dispersão das sementes, podendo assim levar estas a locais onde não existem matas, servem como controladoras biológicas para insetos, como também são polinizadoras para a reprodução das plantas", afirmou.

Ainda segundo Juan, mesmo diante da diversidade de aves existentes no local, duas estão classificadas em perigo de extinção. São elas: Herpsilochmus pectoralis (Chorozinho de Papo Preto) e a Pyriglena atra (Olho de Fogo Baiano). "Um dos objetivos desse refúgio é a conservação da biodiversidade e dentro dela encontramos algumas espécies prioritárias para a sua conservação como, por exemplo, essas duas espécies que se encontram listadas em alguma categoria de risco. Por sua vez as mesmas são fundamentais para conservação do seu habitat, garantindo a sua preservação para que elas não sejam extinta na natureza", disse o doutor.

Espécies endêmicas

Outra informação disponibilizada no curso foi em relação às espécies endêmicas encontradas dentro do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco. Segundo Juan, na unidade de conservação é possível encontrar oito espécies. "Uma delas é o (Picumnus pygmaeus) mais conhecido como pica-pau-anão-pintado. Trata-se de uma ave pequena de 11 cm, marrom com manchas brancas, que se alimenta de insetos podendo ser observada subindo nos troncos das árvores na procura de alimento", comentou.

Além das espécies endêmicas, na unidade de conservação há também algumas aves que desempenham um papel ecológico importante como a de dispersor de sementes. A (Penelope superciliaris) Jacupemba é uma delas. O doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente comentou também que no recinto existem espécies carismáticas como a (Platyrinchus mystaceus) Patinho, (Hydropsalis albicollis) Bacurau, (Phaethornis ruber) beija flor Rabo-branco-rubro, entre outras.

O curso que está contando com a participação efetiva do alunado, assentados, como da comunidade do entorno da UC, vem proporcionando para todos os envolvidos um olhar mais crítico sobre a responsabilidade em proteger a área, que além de abrigar inúmeras aves garante a preservação do habitat do macaco guigó- - primata ameaçado de extinção- como também do riacho Lagartixo, importante manancial que abastece a cidade de Capela.

"Esse curso tem uma importância educacional muito significativa principalmente para os alunos que vem de famílias humildes. Muitos desses alunos ouvem falar sobre a natureza, mas, desconhecem do seu imenso valor", avaliou o secretário de Meio Ambiente de Capela, Pedro Alves Melo.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, ressaltou também a importância do avistamento de aves para o ecossistema. "Uma das funções do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco é interagir com a comunidade local, fazendo com que ela se torne o agente mais importante na preservação dos ecosistemas, evitando o confinamento de espécies na Unidade de Conservação. Vale destacar que o avistamento de aves permite que as espécies endêmicas da região se tornem referência de preservação e fortaleça a ideia da criação do corredor ecológico", afirmou.



http://www.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=156670
Biodiversidade:Fauna

Related Protected Areas:

  • UC Mata do Junco
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.