Parque Estadual da Lapa Grande preserva biodiversidade do norte

Rede Globo - http://redeglobo.globo.com - 18/10/2014
O Terra de Minas visita, neste sábado, o Parque Estadual da Lapa Grande, um lugar cheio de histórias que preserva as sedes de fazendas que deram origem à cidade de Montes Claros, no Norte de Minas. E a biodiversidade do parque é um dos pontos mais importantes, entre outras coisas, para garantir a preservação da água para os moradores do norte.

O parque tem sete mil hectares de área preservada. No misto de mata atlântica e cerrado, o que um dia já foi árvore serve de abrigo para a coruja. A vegetação exuberante é de se encher os olhos.

E tudo começou porque, há oito anos, três fazendas foram desapropriadas e o lugar virou Área de Preservação Permanente (APA). O sociólogo Paulo Ribeiro é um dos idealizadores do projeto.

"O que nós podemos afirmar é que Montes Claros nasceu aqui. Oito mil anos atrás já tinham índios morando aqui. Devido a grande quantidade de cavernas e grutas que eram o habitat natural deles como também a temperatura muito mais agradável do que onde hoje está a área urbana da cidade e também frutas. Porque aqui, apesar de ser uma área de transição de caatinga para cerrado aqui tem também a manifestação de mata atlântica e muitos frutos alimentação é... Farta pra eles sobreviverem aqui. Então aqui nós podemos falar que aqui é o útero de Montes Claros poderia chamar assim", contou.

E preservar esse passado de Montes Claros foi essencial para garantir o futuro da cidade. Com o fim da pecuária nesta área, houve uma harmonia entre as diferentes formas de vida e uma melhoria no volume e na qualidade da água.



http://redeglobo.globo.com/globominas/terrademinas/noticia/2014/10/parque-estadual-da-lapa-grande-preserva-biodiversidade-do-norte.html
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Lapa Grande
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.