MPF quer o fim do tráfego de veículos nas praias de Morro

Portal A TARDE - http://atarde.uol.com.br/ - 02/12/2014
O Ministério Público Federal (MPF) em Ilhéus e o Ministério Público Estadual da Bahia (MP-BA) querem o fim do tráfego de veículos nas praias de Morro de São Paulo. O MPF ajuizou ação pedindo que o Município de Cairu comece a proibir e fiscalizar o trânsito e a permanência de veículos nas praias de Morro.

Além disso, o MPF pediu que seja sinalizada, por meio de colocação de placas nas praias das ilhas de Tinharé e Boipeba e na Área de Proteção Ambiental (APA) de Boipeba, a proibição do trânsito de veículos e que seja bloqueado o acesso a essas áreas. A ação foi proposta na segunda-feira, 1o.

Também foi pedido a indicação de estradas alternativas paralelas à orla para trânsito de veículos de transporte de pessoas e cargas e a realização de obras para garantir a trafegabilidade dessas estradas, assim como a atuação de agentes de fiscalização em número satisfatório.

Em caráter definitivo, o MPF também pediu que seja declarada a inconstitucionalidade incidental da Lei Municipal no 193/2005 e de seu regulamento, o Decreto Municipal no 284/2006 de Cairu/BA, por estabelecer normas sobre trânsito e transporte, apoderando-se do que compete à União legislar. Foi requerido, ainda, que o município realize programa de educação ambiental e campanha publicitária sobre a relevância da APA de Boipeba e dos impactos gerados pelo tráfego de veículos nas praias.

Desde o ano de 2001, o Ministério Público vem buscando solucionar o problema do trânsito irregular de veículos pelas praias da APA Tinharé/Boipeba extrajudicialmente, porém o município de Cairu tem se omitido no dever de proteger o meio ambiente e promover o adequado ordenamento do solo urbano, deixando de fiscalizar a circulação de veículos nas praias e autorizando, indiscriminadamente, o ingresso e permanências destes nas ilhas.

De acordo com a procuradora da República Cristina Melo, autora da ação, "o tráfego de veículos em área de praia constitui atividade altamente nociva ao meio ambiente, ensejando graves danos, tais como a supressão de vegetação, atropelamento de animais, destruição de habitat de diversas espécies, dentre outros". Além disso, os frequentadores do local têm o sossego abalado pelo barulho dos motores e são obrigados a conviver com o risco de atropelamento.



http://atarde.uol.com.br/bahia/noticias/1643550-mpf-quer-o-fim-do-trafego-de-veiculos-nas-praias-de-morro
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Ilhas de Tinharé e Boipeba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.