Revitalização do Rio Paraíba e implementação de Unidades de Conservação são metas do Governo

Governo da Paraíba - http://www.paraiba.pb.gov.br/ - 15/01/2015
A revitalização do Rio Paraíba, a criação, delimitação e a implementação de Parques Estaduais são os eixos prioritários da Secretaria Executiva do Meio Ambiente, além do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, em elaboração, e o programa de combate à desertificação do semiárido paraibano.

De acordo com o secretário executivo do Meio Ambiente, Fabiano Lucena, o Parque Estadual tem grande importância para o estado. "O Parque Estadual das Trilhas, recém-criado, é o maior dos parques e, sem dúvida alguma, tem uma importância singular, sobretudo para as pessoas que praticam o ciclismo e outros esportes naquela área", destacou.

Com a criação do Parque das Trilhas, João Pessoa passa a ser uma das cidades do Brasil com maior área de Mata Atlântica protegida por unidade de conservação. Somando o parque com a reserva Mata do Buraquinho, são mil hectares de floresta conservados.

O parque tem sofrido invasões. Pessoas estão retirando areia do local de forma irregular, já que a área é de preservação ambiental. "É preciso uma ação imediata do poder público no sentido de dar solução a esses problemas", acrescentou o secretário Fabiano Lucena.

O governador Ricardo Coutinho assinou o decreto que cria a Unidade de Conservação Parque Estadual das Trilhas dos Cinco Rio em setembro de 2014. A meta é fazer a preservação da segunda mais importante área remanescente da Mata Atlântica. Antes de o decreto ser assinado, a proposta foi submetida a uma consulta pública.

O nome do Parque faz referência aos rios existentes dentro da área de conservação - Cuiá, Aratu, Jacarapé, Mangabeira e Mussuré. A unidade também abriga os riachos Sanhauá e Estivas. Dentro de todo esse território, existem trilhas já utilizadas pela comunidade.

Além do Parque das Trilhas, a Paraíba tem as seguintes Unidades de Conservação:

- Reserva Ecológica Mata do Pau-Ferro, 607 hectares, localizada no município de Areia.

- Reserva Ecológica Mata do Rio Vermelho, 1.500 hectares, em Rio Tinto.

- Parque Pico do Jabre, 500 hectares, em Matureia e Mãe D'água.

- Monumento Natural Vale dos Dinossauros, 40 hectares, na cidade de Sousa.

- Parque Estadual Pedra da Boca,157,3 hectares, no município de Araruna.

- Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, em Cabedelo.

- Jardim Botânico Benjamim Maranhão 329,4, em João Pessoa.

- Parque Estadual da Mata do Xém-Xém, 182 hectares, na cidade de Bayeux.

O Estado da Paraíba tem diversas áreas com potencias para criação de novas Unidades de Conservação. É grande a diversidade de paisagens distribuídas entre áreas úmidas (Manguezais, Cerrado, Mata da Restinga, Mata Atlântica, Brejos de Altitudes e Matas Serranas) e áreas semiáridas, com cobertura florestal de caatinga, apresentando uma estratificação entre a caatinga arbórea fechada das serras e a caatinga arbustiva aberta.

Após a conclusão do mapeamento e diagnóstico florestal, o estado vem selecionando áreas que apresentam potencialidades para a criação de novas Unidades de Conservação.



http://www.paraiba.pb.gov.br/96403/revitalizacao-do-rio-paraiba-e-implementacao-de-unidades-de-conservacao-sao-metas-do-governo-na-area-ambiental.html
Política Socioambiental

Related Protected Areas: