Professores da UEPG escrevem livro sobre parques naturais do Paraná

G1 - http://g1.globo.com/ - 25/04/2015
Livro aborda sete unidades de conservação dos Campos Gerais do estado. Professores relatam que algumas unidades não estão bem preservadas.


Professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lançaram um livro mostrando a situação de sete unidades de conservação localizadas na região dos Campos Gerais do Paraná.

A publicação "As unidades de conservação nos Campos Gerais do Paraná: diferentes abordagens", da editora Estúdio Texto, foi lançada na noite de sexta-feira (24), em Ponta Grossa.

O livro retrata as condições de preservação, estrutura para visitação e características ambientais do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, Parque Estadual do Cerrado e Parque Estadual do Vale do Codó, ambos em Jaguariaíva, Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi, Parque Estadual do Monge, na Lapa, Reserva Biológica das Araucárias, na região de Teixeira Soares, e Parque Nacional dos Campos Gerais, na região de Ponta Grossa.

Segundo o organizador do livro, o professor do Departamento de Geociências da UEPG, Isonel Sandino Meneguzzo, algumas unidades estão bem preservadas, como o Parque Estadual de Vila Velha e o Parque Estadual do Guartelá.

"Outras ainda não foram implementadas, como o Parque Nacional dos Campos Gerais, porque ainda não saíram as indenizações dos terrenos", afirma Meneguzzo.

Ainda conforme o professor, o livro tem um perfil técnico, voltado principalmente para pessoas ligadas à área. "É uma obra para pesquisadores, professores e até para os gestores conhecerem melhor as unidades", comenta Meneguzzo.

A obra tem 89 páginas e traz artigos assinados pelo próprio Meneguzzo e também pelos professores Chisato Oka-Fiori, Giulliano de Oliveira Capote, Juliane Coimbra Bczuska, Paula Mariele Meneguzzo e Saimon Francisco dos Santos Bach.



http://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2015/04/professores-da-uepg-escrevem-livro-sobre-parques-naturais-do-parana.html
Produção Cultural:Literatura

Related Protected Areas: