Floresta Nacional de Silvânia participará de capacitação de professores

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 01/05/2015
A Floresta Nacional de Silvânia (GO) atuará na capacitação de professores de Ciências que trabalham no município de Silvânia. A iniciativa será coordenada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e foi discutida durante reunião do Conselho Consultivo da Unidade de Conservação (UC), realizada neste mês. Conselheiros, moradores do entorno e representantes de instituições públicas locais participaram do encontro.

A proposta busca melhorar a qualificação dos professores no ensino de Ciências, favorecendo a introdução de metodologias que permitam a aplicação da teoria em situações concretas vivenciadas pelos alunos no seu cotidiano. A iniciativa envolverá, inicialmente, apenas docentes do município, mas poderá ser estendida a professores de outros municípios.

"A ideia é iniciarmos com um projeto menor, mas consistente e que possa ser ampliado posteriormente. É importante para o aluno do ensino fundamental e médio ter acesso ao método científico e aprender a vivenciá-lo no dia a dia", comentou o professor Rogério Bastos, da UFG, que apresentou o projeto aos participantes da reunião. Também estiveram presentes Rosane Maria Batista, secretária de Educação de Silvânia, e Marineide Abreu Batista, representante da Subsecretaria Regional de Educação, instituições que serão parceiras na execução desta ação.

De acordo com o chefe da Floresta Nacional de Silvânia, Renato Cézar de Miranda, o processo de capacitação deve ter início no mês de agosto, no auditório da Cooperativa dos Produtores Rurais de Silvânia (Coopersil). "A Unidade vai atuar na mobilização dos professores e na organização da logística dos cursos, enquanto a UFG entra com os monitores que irão ministrá-los", explicou.

Pesquisa avalia atuação do Conselho Consultivo

Durante a reunião do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Silvânia, os membros também participaram de uma pesquisa para avaliar o funcionamento do Conselho. Dentre outros aspectos, foram abordados o engajamento dos conselheiros nas atividades promovidas pela UC, a representatividade do Conselho, a influência na gestão da Unidade, as necessidades de capacitação e as possibilidades de melhorias em seu funcionamento. "A partir das respostas dos questionários, vamos ter um diagnóstico do funcionamento do Conselho. Assim, poderemos melhorar em aspectos apresentados pelos membros", ressaltou o chefe da UC.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/6787-floresta-nacional-de-silvania-participara-de-capacitacao-de-professores.html
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Silvânia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.