Palmito e seus substitutos são destaques em floresta preservada

Instituto Ambiental do Paraná - http://www.iap.pr.gov.br - 24/05/2015
Diminuir a exploração ilegal e predatória de palmito nativo, garantir a sustentabilidade local dessa espécie e proporcionar uma opção de lazer à população são os principais objetivos da Floresta Estadual do Palmito, cumpridos desde junho de 1998, com gerenciamento do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Seus 530 hectares, no município de Paranaguá, Litoral do Estado, garante a conservação desta parte do ambiente da Floresta Atlântica, promovendo a preservação de sua flora e fauna e, principalmente, a inclusão da atividade de silvicultura do palmito-juçara e pupunha (o que a classifica como Unidade de Conservação de Uso Sustentável).

As trilhas da Floresta Estadual do Palmito são uma de suas atrações. Com 6,5 quilômetros de extensão, a estrada que passa no interior desta Unidade de Conservação chega até ao Rio dos Correais, que tem 25 metros de largura. No entorno deste rio, podem ser admiradas áreas formadas por manguezais, com sua fauna e flora características.

ORQUÍDEAS E BROMÉLIAS - Ao longo da estrada se pode observar, além do palmito, a vegetação composta por várias espécies de árvores de grande porte e ambientes formados por orquídeas e bromélias. Também é possível observar a fauna nativa, como o cachorro-do-mato, tamanduá-mirim, gato-do-mato-pequeno, entre outros.

A Floresta Estadual do Palmito, uma das 68 Unidades de Conservação no Paraná, das quais 29 abertas à visitação pública, também é referência em avifauna: podem ser observadas mais de 250 espécies de aves. Entre as mais vistas se destacam o supi-de-cabeça-cinza, o tangará e a rendeira.

COMO CHEGAR - A Unidade de Conservação localiza-se no Km 4,3 da PR 407 (Estrada das Praias), no município de Paranaguá. As visitas devem ser pré-agendadas.

Para mais informações sobre as Unidades de Conservação acesse o site www.iap.pr.gov.br

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:

www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

Confira a galeria de fotos desta notícia em seu link original.



http://www.iap.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=711&tit=Palmito-e-seus-substitutos-sao-destaques-em-floresta-preservada
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Palmito
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.