Gestor da Reserva Ecológica da Juatinga é homenageado durante Viva a Mata

Mosaico Bocaina - http://www.mosaicobocaina.org.br - 27/05/2015
No último dia 13 de maio, durante a solenidade oficial do Viva a Mata, a SOS Mata Atlântica concedeu homenagens a personalidades de destaque na atuação socioambiental, a parceiros e filiados do Rio de Janeiro. Entre os homenageados o Gestor da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, Rodrigo Rocha Barros, escolhido na categoria Mar. A Reserva é uma das unidades de conservação inseridas no território do Mosaico Bocaina de Áreas Protegidas.

"É uma grande satisfação receber esta homenagem num evento como o Viva a Mata. O evento vem se consolidando como um grande encontro nacional pela Mata Atlântica. A homenagem eu compartilho com toda a minha equipe e parceiros sem os quais o trabalho não teria os mesmos resultados", agradeceu Rodrigo Rocha.

Sobre a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga

Criada em 30 de outubro de 1992, no município de Paraty, sua área é de aproximadamante 9.960 hectares. Encontra-se em processo de recategorização para adequação ao estabelecido pela Lei no 9.985/00 que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).

"A REEJ é um território singular. Trata-se de uma península com parte dos seu território banhado por águas abrigadas da Baía da Ilha Grande e parte do território banhado por mar aberto. A presença de população caiçara e sua resistência cultural é uma marca da UC que foi criada também com o objetivo de proteger o modo de tradicional das comunidades", completou Rodrigo.

Além da recategorização, está em curso um projeto de reordenamento turístico na sua área, visando assegurar a sustentabilidade ambiental, a qualidade da experiência dos visitantes e a manutenção da qualidade de vida da população residente. Os critérios para visitação com base na chamada "capacidade de carga" (número sustentável de visitantes) e os demais de ordenamento turístico estão previstos na Lei Estadual no 6.371, de 27 de dezembro de 2012.



http://www.mosaicobocaina.org.br/noticias/764-gestor-da-reserva-ecologica-da-juatinga-e-homenageado-durante-viva-a-mata
UC:Reserva Ecológica

Related Protected Areas:

  • UC Juatinga
  • UC Bocaina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.