Estudantes têm aulas práticas na Serra de Itabaiana

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 24/06/2015
Mais de 900 estudantes de escolas da rede pública e privada de diversas cidades participaram de práticas de educação e sensibilização ambiental no Parque Nacional de Serra de Itabaiana (SE), em 2015. Localizado nos municípios de Areia Branca, Itabaiana, Laranjeiras, Itaporanga D'ajuda e Campo do Brito, no estado de Sergipe, desde 2005, o Parque já recebeu a visita de mais de 36 mil alunos do ensino fundamental, médio e até de universidades.

Uma das atividades de educação ambiental realizadas com os estudantes é percorrer as trilhas interpretativas, onde aprendem sobre as características ambientais e aspectos do valor histórico e cultural do Parque e entendem a importância do local, patrimônio socioambiental dos sergipanos. O contato com a natureza desperta o interesse para a proteção dos recursos naturais. "A compreensão dos processos e acontecimentos existentes na natureza se torna mais fácil por meio do contato com o lugar, tanto do ponto de vista recreativo quanto educativo", afirma o chefe do Parque, Marleno Costa.

As visitas monitoradas pela equipe do Parque Nacional Serra de Itabaiana buscam despertar a atenção dos alunos para a biodiversidade local e possibilita que eles vejam na prática assuntos que foram visto em teoria na sala de aula. "A escola, ao se utilizar do Parque Nacional Serra de Itabaiana para o desenvolvimento de práticas educacionais, pode fomentar a formação de indivíduos aptos a realizar verdadeiras transformações socioambientais. Assim, o Parque acaba cumprindo seus objetivos de criação e funcionamento, que é o de prestar serviços à sociedade", explica Costa.

Parque Nacional Serra de Itabaiana

O Parque Nacional de Serra de Itabaiana é uma das 320 Unidades de Conservação (UC) federais administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). É uma área de alta importância para a conservação da biodiversidade do estado de Sergipe, localizada numa área de transição entre os biomas Mata Atlântica e Caatinga. A UC reserva uma enorme quantidade de recursos hídricos de significativa importância para o abastecimento público das comunidades do entorno, bem como da capital.

O Parque apresenta significativa variedade florística, composta de mata, orquídeas, bromélias, cactos e arbustos, e destaca-se como um dos locais mais ricos de Sergipe em riquezas naturais.

Sobre a fauna, o Parque apresenta uma composição diversificada de espécies algumas até ameaçadas de extinção como o macaco prego do peito amarelo (Cebus xantosthernus).



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6865-estudantes-de-sergipe-tem-aulas-praticas-na-serra-de-itabaiana.html
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Serra de Itabaiana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.