Soure realiza 7o módulo do Projeto Jovens Protagonistas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 07/07/2015
Nesse módulo a capacitação foi sobre métodos de pesca


Se um dos preceitos de uma Reserva Extrativista é a valorização e manutenção do conhecimento e modo de vida tradicional de uma população, então o 7o módulo do Projeto Jovens Protagonistas da Reserva Extrativista Marinha de Soure - unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes localizada no Pará - foi na essência da Unidade de Conservação (UC): a pesca. O evento foi realizado em maio.

Os professores do módulo foram os próprios pescadores das mais diversas artes, desde águas costeiras até águas interiores, embarcados ou desembarcados. Toda essa fusão de conhecimentos - técnicos e tradicionais - e de diferentes gerações - incluindo jovens da zona urbana e comunidades com experientes pescadores - teve a participação de mais de 90 jovens e crianças.

Programação do módulo

Na seção teórica do módulo, os temas abordados incluíram o cenário atual da pesca, características dos recursos pesqueiros e os desafios de gestão, importância e corresponsabilidade do manejo e ordenamento do uso de organismos aquáticos para manutenção do modo de vida extrativista. Dinâmicas e atividades em grupo foram trabalhados para fixação do conteúdo, como o jogo de "júri", que aprofundou os pontos positivos e negativos da pesca artesanal, industrial e aquicultura.

A prática consistiu em um dia inteiro de vivência da pesca na comunidade do Caju-úna. Na oportunidade, pescadores mostraram a diversidade da pesca artesanal extrativista utilizada na região, passando por especificações técnicas e processo de fabricação até "histórias de pescador". Depois do aprendizado do uso dos artefatos de pesca, os jovens tiveram a oportunidade de confeccionar uma rede de pesca, em um momento de transmissão direta do conhecimento tradicional.

Dentro da programação, ainda foi realizada a "Oficina Juvenil de Construção de Acordo de Pesca da Resexmar Soure". Em duplas, os jovens elaboraram regras de uso dos recursos pesqueiros da UC, refletindo todo o conteúdo do módulo, como aprendizado sobre critérios para pesca sustentável (tamanho da malha, tamanho mínimo de captura, etc) e técnicas consideradas predatórias.

Para os analistas ambientais Gabriella Calixto e Andrei Cardoso, da Resex Marinha de Soure, "foi uma grande satisfação trabalhar com essa temática tão emblemática para a Unidade, que consegue permear os mais diversos níveis de sensibilização e emponderamento dos atores da UC no que diz respeito ao uso sustentável dos recursos naturais, pilar da existência de uma Resex".

Os analistas também destacaram a evolução do protagonismo dos jovens que participam do Projeto ao longo desses sete módulos: "Observamos desde a melhoria na participação nos eventos até discursos e ações práticas em paralelo nas suas comunidades e bairros. Essa chamada 'evolução dos jovens' é considerada o verdadeiro resultados do Projeto Jovens Protagonistas".

No intuito de visualizar a experiência do "Projeto Jovens" de perto e tentar replicá-lo em outras UCs, o evento contou ainda com a presença de Ana Tres, consultora PNUD do Projeto Manguezais do Brasil; Maximiliano Rodriguez, chefe da Resex Marinha Chocoaré Mato-Grosso; Leandro Ferreira, consultor Jovens Protagonista do Litoral Paraense; e Luiz Coltro, consultor da Unesco no Projeto Pesca sustentável.

Protagonistas mirins

Em paralelo à programação dos jovens, sempre ocorrem as atividades infantis, como parte do projeto. Desta vez, cerca de 30 crianças - que naturalmente acompanham os jovens nesses eventos (parentes, amigos) - participaram das atividades que seguem a mesma temática do módulo. Essa iniciativa é coordenada pela colaboradora local Deborah Cruz, educadora e bióloga, e a estagiária do ICMBio Soure Nilvane Silva, que exploram metodologias lúdicas e oficinas de construção de materiais visuais (desenhos, painéis, esculturas, montagens). A oficina infantil envolve, ainda, a participação de voluntários, sobretudo, alunos da Universidade Federal do Pará - Campus Soure.

Lançamento da Cartilha Jovens Protagonistas

Ainda em maio, foi lançada oficialmente a cartilha "Uma Aliança com a Natureza - Ilustrações e Poemas dos Jovens Protagonistas da Resex Marinha de Soure", produto oriundo do quinto módulo. Esta etapa trabalhou o desenho e a poesia como ferramentas lúdicas da temática "Reserva Extrativista". Sua elaboração teve a condução de Ailton Favacho, Cláudia Monteiro, José Lúcio S. Alves e Marcos Vitelle, poetas e colaboradores locais.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, foi realizado um evento de lançamento da cartilha, cuja impressão contou com o apoio do Projeto Manguezais do Brasil. Além da distribuição e divulgação do livro com sarau de poesias pelos próprios jovens, o evento contou com a apresentação do grupo de carimbó "Tambores do Pacoval", exposição das ilustrações dos jovens e de fotografias (Paulo Furtado), além da venda de comidas e artesanato da comunidade do Pesqueiro. Gabriella Calixto e Andrei Cardoso consideram "a materialização da cartilha um símbolo de 'coroamento' do projeto e um belo registro do potencial do projeto Jovens Protagonistas não só em Soure como em qualquer outra UC que for implementado".

O arquivo digital da cartilha pode ser solicitado pelo e-mail: resexsoure.icmbio@gmail.com.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6878-soure-realiza-modulo-sobre-pesca-no-projeto-jovens-protagonistas.html
Populações Tradicionais

Related Protected Areas:

  • UC Marinha de Soure
  • UC Chocoaré - Mato Grosso
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.