SPVS leva experiência de 30 anos no manejo de Unidades de Conservação ao VIII CBUC

Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) - http://www.spvs.org.br - 21/09/2015
Principais programas de conservação e incentivo à biodiversidade da instituição são destaque em estande, que terá também lançamento de livro


A Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) estará presente no VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), que ocorre em Curitiba entre os dias 21 e 25 de setembro, com estande, apresentação de pôsteres e apresentação na Mini Arena, além de participação em Simpósio, demonstrando os resultados e reflexões de seus 30 anos de experiência de conservação da biodiversidade.

Entre os destaques da instituição durante o evento estão as ações desenvolvidas nas reservas naturais próprias da SPVS na APA de Guaraqueçaba, e ações voltadas para manutenção do papagaio-de-cara-roxa no litoral do Paraná, onde a instituição atua desde 1991, as ações de conservação da Floresta com Araucária, o trabalho de manutenção de áreas naturais em ambientes urbanos, com o Condomínio da Biodiversidade (ConBio), o Programa Empreendedores da Conservação (E-CONS), que apoia o trabalho de pessoas atuantes em prol da conservação da biodiversidade em todo o Brasil e as ações de educação para a conservação da natureza que permeiam tais projetos.

O diretor executivo da entidade, Clóvis Borges, é um dos palestrantes confirmados no CBUC, e falará no dia 24/09 sobre a busca por inovação e oportunidades para a criação e implementação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).

Desmatamento Evitado

Desenvolvido desde 2003, o programa Desmatamento Evitado é uma iniciativa que visa a conservação dos últimos remanescentes de áreas naturais de ecossistemas ameaçados, como a Floresta com Araucária no sul do Brasil. O programa estabelece um mecanismo pagamento por serviços ecossistêmicos, por meio de "adoção de áreas", em que a SPVS identifica e cadastra proprietários, aproximando-os de empresas apoiadoras, bem como a conservação dos remanescentes em suas propriedades.Os proprietários são remunerados e a SPVS oferece suporte técnico para conservação da biodiversidade, além de acompanhamento da compensação de emissões de carbono, manutenção de serviços ambientais como água, macronutrientes, microclima e biodiversidade. Desde seu início, já foram apoiadas 26 famílias, em um total de 4.900 hectares de Floresta com Araucária.

Reservas próprias

A SPVS mantém, desde 1999, no litoral norte do Paraná, a Reserva Natural Guaricica, a Reserva Natural das Águas e a Reserva Natural Papagaio-de-cara-roxa (novos nomes, respectivamente, das reservas Rio Cachoeira, Serra do Itaqui e Morro da Mina), inseridas no maior remanescente contínuo da Floresta Atlântica do sul do Brasil. A área de 18,6 mil hectares é objeto de um trabalho de conservação que inclui o manejo e a restauração de áreas degradadas. As comunidades são beneficiadas com iniciativas que conciliam geração de renda, formação profissional e conservação da natureza, visando o desenvolvimento local. Já foram restaurados mais de 1.500 hectares nas três reservas, que por sua vez são responsáveis pelo estoque de 1,34 milhão toneladas de carbono em 40 anos. A existência das reservas gera, ainda, cerca de R$ 2 milhões anuais aos municípios de Antonina e Guaraqueçaba por meio do ICMS Ecológico.

E-CONS

O Programa E-CONS - Empreendedores da Conservação - é uma iniciativa criada em 2012, direcionada à identificação de pessoas com perfis de liderança visando o fortalecimento estratégico de ações relevantes em conservação da biodiversidade em todos os biomas brasileiros. Com o apoio do HSBC Brasil , o programa incorpora o empreendedorismo voltado à conservação da natureza e busca ampliar os resultados e o impacto de ações. Além do investimento financeiro, o programa desenvolve o estímulo à captação de recursos, de busca do reconhecimento e de representatividade, na constituição de novas parcerias estratégicas capazes de ampliar a força e os resultados dos projetos. Hoje há seis E-CONS apoiados em cinco biomas do Brasil.

ConBio

O programa Condomínio da Biodiversidade (ConBio), iniciado em 2000, em parceria com a organização não-governamental Instituto de Estudos Ambientais Mater Natura, incentiva atitudes que preservem a biodiversidade em remanescentes de vegetação nativa de Curitiba e Região Metropolitana, revertendo em melhor qualidade de vida. Busca implantar uma rede de áreas naturais públicas e privadas, conectadas, quando possível, em bom estado de conservação, com mantenedores engajados em práticas conservacionistas.

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba desde 2008, o ConBio realiza visitas de extensionismo conservacionista a proprietários de imóveis com áreas nativas, levando orientações sobre boas práticas de manejo e conservação de flora e fauna. Desde 2013, em parceria com a iniciativa Oásis (Fundação Grupo Boticário) e a Prefeitura Municipal de Piraquara, vem desenvolvendo um projeto de pagamento por serviços ecossistêmicos com o objetivo de promover a conservação de áreas naturais na região de mananciais deste município - responsável pelo abastecimento de aproximadamente 50% da população de Curitiba e região metropolitana.

Papagaio-de-cara-roxa

Um dos mais reconhecidos e de resultado mais significativo para o meio ambiente, o projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa, desenvolvido desde 1998, busca a conservação da espécie e de seu habitat. A partir de 2003, além dos ninhos naturais, foram instalados ninhos artificiais de madeira e PVC em substituição aos naturais que eram perdidos ao longo do tempo. Nos 15 anos de monitoramento foram registrados 872 nascimentos de filhotes e o sucesso reprodutivo de 520 deles, ou seja, filhotes que se desenvolveram no ninho e conseguiram alçar vôo. Em 2014 o esforço foi totalmente compensado: o papagaio-de-cara-roxa saiu da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente. Sua situação passou de "vulnerável" para "quase ameaçada".

Mini Arena

Antes da palestra de Clóvis Borges, a SPVS fará uma apresentação no espaço denominado Mini Arena, com o tema "Ações de Conservação da Natureza no Litoral Norte do Estado do Paraná", no dia 22/09, das 17h30 às 19h30.

Livro e performance

A Ilustradora norte-americana Kitty Harvill estará no estande da SPVS dia 23/09 às 13h para o lançamento do livro "Abayomi, um encontro feliz: a verdadeira história de um filhote de onça órfão" da autoria de Darcy Pattison. Além da leitura da história, a ilustradora estará presente para uma sessão de autógrafos. Na sequência, Kitty fará uma performance pintando uma tela ao vivo, cujo valor de venda pelo leilão silencioso será revertido para o projeto de conservação do papagaio- de- cara- roxa. Especialista em arte da vida silvestre, sobretudo, em espécies ameaçadas de extinção, trabalha com aquarela, pastel, óleo e papel cortado/colagens. No Brasil, ilustrou "Vida Livre - A história do Papagaio-de-cara-roxa".



http://www.spvs.org.br/spvs-leva-experiencia-de-30-anos-no-manejo-de-unidades-de-conservacao-ao-viii-cbuc/
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Guaraqueçaba (APA Estadual)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.