Equipe do Parque de Itaúnas salva bicho-preguiça de incêndio em floresta

Folha Vitória - http://www.folhavitoria.com.br - 25/09/2015
Após o resgate, eles realizaram o primeiro combate ao incêndio, impedindo que o mesmo alcançasse o fragmento florestal. Depois, uma brigada de incêndio da Fibria intensificou os trabalhos


Na manhã desta sexta-feira (25), uma preguiça-comum (Bradypus variegatus) foi resgatada em uma mata nativa muito próxima a uma área de eucalipto que estava pegando fogo. O resgate foi feito pela equipe do Parque Estadual de Itaúnas e o incêndio não atingiu o território da unidade, que é gerenciada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

O animal foi encontrado em uma pequena floresta em região vizinha ao Parque e às margens da ES 010, que liga Conceição da Barra a Itaúnas. Há mais de um mês ele estava sendo avistado por moradores do local.

O foco de incêndio estava aproximadamente a 15 metros de onde a preguiça repousava. Assim que soube do incidente, a equipe do Parque se mobilizou para realizar uma varredura no interior da mata e a encontraram em um tronco de embaúba a cinco metros do solo.

Após o resgate, eles realizaram o primeiro combate ao incêndio, impedindo que o mesmo alcançasse o fragmento florestal. Depois, uma brigada de incêndio da Fibria intensificou os trabalhos contra o fogo.

O agente do Parque Estadual de Itaúnas, Gustavo Braga, participou da ação e destacou a importância das vistorias em áreas protegidas e em suas zonas de amortecimento (entorno). "A ação reforça a importância de pessoal capacitado e equipado para o combate ao incêndio e da prática de rondas preventivas nas Unidades de Conservação. Se não tivéssemos passado no local naquela hora, a preguiça poderia ter morrido queimada. A equipe do parque e voluntários trabalharam muito bem", afirmou.

A preguiça foi solta em outra floresta da região, com grande presença de árvores de embaúba, principal recurso alimentar do animal. Além disso, ao que tudo indica era uma fêmea e a mesma estava prenha. A preguiça-comum é um mamífero herbívoro e arborícola. É vista com frequência nas matas do Parque Estadual de Itaúnas e de seu entorno.

Informações Adicionais:

Parque Estadual de Itaúnas

Foi criado pelo decreto estadual no. 4.967-E, em 8 novembro de 1991. O Parque apresenta ambientes como a mata de tabuleiro, fragmento florestal em extinção no Espírito Santo, restinga, dunas, ambientes estuarinos de mangues, uma extensão expressiva do rio Itaúnas e a mais representativa região de alagados do Espírito Santo. O bom estado de conservação destes variados habitats, aliado à grande diversidade de espécies vegetais, coloca a unidade como local de extrema importância para a manutenção de uma fauna riquíssima. Foram registradas mais de 414 diferentes espécies vegetais, 43 de mamíferos, 183 de aves, 32 de répteis, 29 de anfíbios e 101 de peixes. O Parque abrigada ainda 23 sítios arqueológicos, locais de concentração de vestígios de assentamentos humanos pré-históricos como pedras lascadas, cerâmica indígena e diversos artefatos da época da colonização. Tudo isso caracteriza a singularidade e importância da unidade.



http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2015/09/equipe-do-parque-de-itaunas-salva-bicho-preguica-de-incendio-em-floresta.html
Florestas:Queimadas

Related Protected Areas:

  • UC Itaúnas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.