Incêndios atingem unidades de conservação no Piauí

Jornal Meio Norte - http://jornal.meionorte.com - 01/11/2015
Focos de incêndio atingiram, nos últimos dois dias, os Parques Nacionais das Nascentes, Serra das Confusões, a Estação Ecológica de Uruçuí-Una, em Ribeiro Gonçalves e grande mata em Barras


Incêndios de grandes proporções atingiram mata no interior do município de Barras (127 km ao norte de Teresina), durante a noite de sábado (31) que se estenderam até a manhã de domingo (01). Nos últimos dois dias, também houve quatro focos em três unidades de conservação no Piauí (Parque Nacional das Nascentes, Serra das Confusões e na Estação Ecológica de Uruçuí-Una, em Ribeiro Gonçalves), na região Sul do Estado.

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) informou que no Piauí foram registrados 50 focos de incêndios nas últimas 48 horas.

De janeiro a 1o de novembro deste ano, os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registraram 13.207 focos de queimadas em todo o Piauí, com um crescimento de 52% em relação ao mesmo período do ano passado. A tendência é a de que os incêndios continuem aumentando até dezembro. Os incêndios se associam às altas temperaturas na capital e do interior do Estado.

O Inpe anunciou que o fenômeno de aquecimento das águas no oceano Pacífico, El Niño continuou se intensificando na região equatorial do Oceano Pacífico, com anomalias positivas de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) que se excederam 3oC em torno da longitude 120oW. O forte déficit de chuvas observado na maior parte das regiões Norte e Nordeste pode ser atribuído, parcialmente, à influência deste fenômeno.

Segundo o Inpe houve o estabelecimento de um sistema anômalo de alta pressão atmosférica adjacente à costa leste da América do Sul manteve a atividade frontal concentrada ao sul do Brasil, causando baixa pluviometria e temperaturas elevadas no centro-sul do País.

Chuvas

A previsão por consenso para os meses de outubro, novembro e dezembro de 2015, indica maior probabilidade das chuvas ocorrerem na categoria abaixo da faixa normal climatológica em grande parte da Região Nordeste, com distribuição de probabilidade entre 20% e 50%.

Segundo o INPE, nesta segunda-feira (02), deve haver precipitações em algumas regiões do Estado. No Sul do Piauí, a previsão é de pancadas de chuva isoladas a qualquer hora. No centro do Estado, haverá possibilidade de chuva. Nas demais áreas, sol e poucas nuvens.

Em Teresina, o tempo ameno deve continuar até quinta-feira (05), a temperatura ficará entre 25o (mínima) e a máxima de 38o.

Confira infográfico aqui



http://jornal.meionorte.com/theresina/incendios-atingem-unidades-de-conservacao-no-piaui-280421
Florestas:Queimadas

Related Protected Areas:

  • UC Uruçuí-Una
  • UC Serra das Confusões
  • UC Nascentes do Rio Parnaíba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.