Parques de Cuiabá ficam abertos até mais tarde no horário de verão

G1 - http://g1.globo.com/ - 28/10/2015
Três parques estaduais passam a atender no horário das 6h às 19h.
Parque Mãe Bonifácia, um dos mais visitados, tem 77 hectares de cerrado.


Três parques estaduais em Cuiabá terão o horário de funcionamento ampliado por conta do horário de verão. A portaria sobre a mudança nos parques foi publicada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) no Diário Oficial (DOE) que circulou nesta quarta-feira (28). O horário de verão começou no dia 18 de outubro em 10 estados, além do Distrito Federal, e deve terminar em 21 de fevereiro de 2016.

De acordo com a portaria, os horários ampliados valem para o Parque Estadual Mãe Bonifácia (localizado no Bairro Quilombo), Parque Estadual Massairo Okamura (região da Morada do Ouro) e Parque Estadual Zé Bolo Flô (Bairro Coophema). Os locais passam a atender no horário das 6h às 19h [horário de Mato Grosso]. A maior parte dos parques fechava os portões às 18h.

Parque Mãe Bonifácia

Com cerca de 77 hectares de cerrado, o parque estadual Mãe Bonifácia foi inaugurado em dezembro de 2000. O nome é uma homenagem a uma negra alforriada que viveu na capital mato-grossense no final do século XIX e que teve papel importante na luta dos escravos daquela época. No local, há pista para caminhada e corrida, mirante, trilha de areia, aparelhagem para exercícios físicos, parque infantil, concha acústica e abriga diversos eventos ao longo do ano.

Economia

Segundo estimativa da Energisa, concessionária de energia em Mato Grosso, espera-se uma redução de 0,9% no consumo de energia elétrica durante o horário de verão. O percentual equivale a 29,2 gigawatts-hora.

O objetivo é reduzir a demanda de energia durante o chamado 'horário de ponta', ou seja, o horário em que existe o maior consumo de energia elétrica, que vai de 18h às 21h. Com o reajuste nos ponteiros, é possível que os moradores aproveitem por mais tempo a luz natural, o que permite, por exemplo, que a iluminação pública seja ligada mais tarde do que o normal.

Conforme a Energisa, a expectativa deste ano é que a redução de consumo, durante o horário de ponta, chegue a 4,3%. O percentual está dentro da meta do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que considera com ideal uma redução entre 4% e 5%.



http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2015/10/parques-de-cuiaba-ficam-abertos-ate-mais-tarde-no-horario-de-verao.html
Turismo Ambiental

Related Protected Areas:

  • UC Mãe Bonifácia
  • UC Massairo Okamura
  • UC José Inácio da Silva (Zé Bolo Flô)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.