ICMBio recebe caminhões para reforçar ações anti-incêndio

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 02/03/2016
Com o intuito de reforçar as ações de prevenção e combate a incêndios florestais, três caminhões 4x4 foram entregues ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nesta quarta-feira (2). Adquiridos por meio do Projeto Cerrado-Jalapão, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), os veículos foram apresentados no início da manhã, no Parque Nacional de Brasília, onde passaram pelos primeiros testes.

De acordo com o coordenador de projetos do Departamento de Políticas de Combate ao Desmatamento do MMA, Luís Henrique D'Andrea, os caminhões serão repassados a três unidades de conservação federais que integram o Projeto Cerrado-Jalapão: Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins (TO), Parque Nacional do Araguaia (GO) e Parque Nacional Nascentes do Rio Parnaíba (PI/MA/BA/TO).

"O bioma cerrado tem o fogo como elemento sazonal. Assim, precisamos nos planejar e preparar as nossas unidades de conservação para que possam lidar com essa característica", esclarece D'Andrea.

Projetados para uso militar

Preparados para operar em situações extremas, os caminhões possuem tração integral nos eixos, podendo vencer obstáculos com mais facilidade. "Esses veículos foram projetados para uso militar, fora de estrada", ressalta Edson Ferreira, engenheiro da Mercedes-Benz, empresa fornecedora do projeto, via processo licitatório. Com capacidade para 20 pessoas na carroceria, os caminhões serão usados, sobretudo, para transporte de brigadas nas ações de prevenção e combate ao fogo.

Sobre o Cerrado-Jalapão

O Projeto "Prevenção, Controle e Monitoramento de Queimadas Irregulares e Incêndios Florestais no Cerrado", conhecido como Projeto Cerrado-Jalapão, é fruto da cooperação entre Brasil e Alemanha e visa aprimorar o Manejo Integrado e Adaptativo do Fogo no Cerrado, contribuindo para a conservação da biodiversidade, para a manutenção do bioma como um sumidouro de carbono e para a redução de emissões de gases de efeito estufa. A iniciativa conta ainda com as parcerias do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do governo do estado do Tocantins.


http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7728-icmbio-recebe-caminhoes-para-reforcar-combate-a-incendios.html
Florestas:Queimadas

Related Protected Areas:

  • UC Araguaia
  • UC Brasília (PARNA)
  • UC Serra Geral do Tocantins
  • UC Nascentes do Rio Parnaíba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.