MNAFTO realiza visita técnica ao Parque Nacional das Mesas

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 14/04/2016
A equipe técnica do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (MNAFTO), unidade de conservação (UC) administrada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), esteve nesta semana em visita de campo entre os dias 11 e 13, no Parque Nacional das Chapadas das Mesas (PNCM), em Carolina (MA), para conhecer o planejamento e entender as técnicas utilizadas na execução das ações do Manejo Integrado do Fogo (MIF). A iniciativa ocorreu sob orientação do PNCM, com a participação técnica do MNAFO, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Agência Internacional de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ e AMBERO).

O supervisor de Unidade de Conservação do MNAFTO, Hermísio Alecrim Aires, falou sobre a alternativa de mudança no regime de manejo do foco, que tem o propósito de buscar mecanismos de redução dos riscos de incêndios de grande intensidade. "Foram observadas em campo, as técnicas de manejo do fogo utilizando-se das demonstrações de queimas de áreas prescritas e o comportamento da intensidade do fogo nas mesmas. Outros fatores também analisados foi a evolução da biomassa e a identificação das áreas sensíveis", pontuou Aires.

Aspectos como a gestão participativa, envolvendo as comunidades residentes para o aprimoramento das estratégias e o alcance de resultados que favorecem a biodiversidade e a sua proteção, são alguns dos dados também notados, durante essa experiência.

Sobre o MNAFTO

A aproximadamente 438km da Capital, o MNAFTO está localizado no distrito de Bielândia, região norte do Estado do Tocantins. O Monumento criado pela lei 1.179 de outubro de 2000, abriga a mais completa floresta fossilizada do mundo.

É um acervo natural de floresta que viveu no Período Permiano da Era Paleozóica, entre 250 e 295 milhões de anos, que ocupa uma área de 32 mil hectares de cerrado tocantinense. E de acordo com pesquisas realizadas no local, entre os principais fósseis encontrados nessa UC se destacam as samambaias arborescentes.


http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/4/14/mnafto-realiza-visita-tecnica-ao-parque-nacional-das-mesas/
UC:Monumento Natural

Related Protected Areas:

  • UC Árvores Fossilizadas do Estado do Tocantins
  • UC Chapada das Mesas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.