Abertas inscrições para voluntários em reserva no Pará

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 05/05/2016
São oferecidas três vagas para moradores da Reserva Extrativista Ipaú-Anilzinho


A Reserva Extrativista (Resex) Ipaú-Anilzinho, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no município de Baião, no Pará, está com inscrições abertas para o Programa de Voluntariado 2016, na linha temática Gestão Socioambiental.

O programa tem o objetivo de incentivar o trabalho voluntário na Resex, fortalecendo o processo de gestão compartilhada e participativa da unidade. As atividades serão desenvolvidas no perído de 1o de julho a 31 de dezembro deste ano, podendo ser prorrogadas por mais seis meses.

No total, são oferecidas três vagas - duas para moradores da Vila de Joana Peres e uma para residentes na Vila de Anilzinho, que ficam no interior da Resex. Podem participar do processo de seleção homens e mulheres com mais de 18 anos. Eles devem ter habilidade de leitura e escrita e noções básicas de informática.

Quando e como fazer a inscrição

As inscrições podem ser feitas até o dia 22 deste mês pela internet. Os interessados devem enviar a ficha de inscrição, devidamente preenchida, e uma cópia do currículo para o e-mail rodrigo.figueiredo@icmbio.gov.br. Para ter acesso ao edital e à ficha de inscrição, clique aqui.

Os candidados serão selecionados com base no currículo e entrevista, cujos dia, hora e local serão amplamente divulgados nas Vilas de Joana Peres e de Anilzinho. As entrevistas serão conduzidas pela chefia da unidade e por um analista ambiental da Coordenação Regional do ICMBio em Belém, no Pará (CR4).

Os candidatos selecionados passarão por capacitação antes de começar a trabalhar. Eles vão atuar no atendimento comunitário, atualização de cadastros das famílias residentes na reserva, apoio a consultas públicas, oficinas, reuniões do conselho deliberativo, campanhas educativas e orientação a visitantes.

O serviço não é remunerado. Os voluntários têm acesso a uniformes, material de escritório e refeições e apoio de transporte e hospedagem, quando participarem de atividades de mobilização, reuniões, ações socioambientais e pedagógicas, como campanhas, palestras, mutirões.

Ao final do período do serviço voluntário, a Resex Ipaú-Anilzinho emitirá certificado de participação no Programa de Voluntariado do ICMBio com o período trabalhado e as atividades desenvolvidas. A liberação do certificado fica condicionada à entrega e aprovação do relatório final do trabalho voluntário.


http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/7914-abertas-inscricoes-para-voluntarios-em-reserva-no-para
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Ipaú-Anilzinho
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.