Naturatins e Prefeitura de Porto Nacional lançam pedra fundamental para construir sede da APA Lago de Palmas

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 28/06/2016
Na manhã desta terça-feira, 28, foi lançada a pedra fundamental para a construção da sede da Área de Proteção Ambiental Lago de Palmas, na Capital. Esta é a primeira sede efetiva das 9 APAs existentes no Estado que recebe esse benefício. O esforço é resultado de uma parceria entre o Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Prefeitura Municipal de Porto Nacional e a Associação de Homens e Mulheres de Negócios do Distrito de Luzimangues (Adomangues), firmado com a assinatura durante a solenidade. A área total da APA do Lago de Palmas abrange 50.370 hectares no município de Porto Nacional, que agora ganha 600m2 doados pela Prefeitura de Porto Nacional para instalação da sede administrativa, que terá inicialmente 200m2 de área construída.

Representando o presidente do Naturatins, o vice-presidente Edson Cabral, esteve presente no evento para o descerramento da placa, que marca uma nova etapa na trajetória da gestão da APA. "Com a sede, a APA tem a possibilidade de concentrar e organizar as atividades que vão gerenciar e vão acompanhar o monitoramento de toda a área de preservação ambiental do Lago de Lajeado. É importante termos uma unidade física na própria APA, porque isso faz com que a comunidade e todas as entidades, que se envolvem com a questão da proteção desse ativo ambiental, estejam próximas. E assim, juntos, Estado, Prefeitura, Naturatins, comunidade, empresários e empreendedores possam manter esse diálogo e suas atividades integradas, para o alcance dos benefícios de preservar, desenvolvendo suas atividades econômicas, sem causar prejuízos ao meio ambiente", ponderou.

O prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, destacou a prática de bons exemplos. "Nós estamos montando esse projeto dessa bela cidade, que no futuro pode ser chamada de Luzimangues. Mas essa bela cidade tem que nascer e ser criada com bons exemplos, que é nós cumprirmos nosso papel de ser humano, respeitando a nossa natureza. Então essa APA é justamente para começarmos a despertar os interesses de todos aqueles, que para cá vierem, saber que aqui, todos nós temos como intuito, respeitarmos a natureza, através desta APA e de várias outras que vão ser criadas, em proteção aos mananciais, aos nossos córregos, em proteção a aquilo que abastece nosso lago. Então este aqui é um dos projetos em parceria com o Governo do Estado, com a própria a sociedade e todos aqueles que amam a natureza", afirmou.

A Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Luzimeire Carreira, falou da aproximação da gestão da APA com a rotina de suas atividades. "Um dos objetivos para consolidar uma Unidade de Conservação é a sua estruturação. Então aqui estamos dando início a sede desta APA, onde com certeza a gestão estará mais próxima de sua rotina, mais atuante e eu acredito que é um dos objetivos consolidado agora. Estamos dando um passo importante, o lançamento desta obra é de fundamental importância, pois servirá como modelo, para as nossas unidades de conservação", declarou.

Já o atual presidente do Adomangues, José Daniel, falou do encerramento de sua gestão com a oficialização da área da sede. "Para a nossa região é muito significativa a efetivação da área para a sede, pois estamos numa região de constante crescimento. Então eu encerro essa gestão, mas não vou me afastar da equipe, que conta em sua estrutura conta com a participação de dez membros, empenhados nas decisões que beneficiam o desenvolvimento local, observando a proteção do meio ambiente", declarou.

Participação

O superintende do Meio Ambiente do Naturatins, Natal Castro, falou do ganho para o meio ambiente e para o desenvolvimento do papel do Instituto. "Essa base vai servir de apoio a ação de fiscalização não só do Naturatins, mas de nossos órgãos parceiros, como o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Guarda Metropolitana de Porto Nacional, a Defesa Civil, o Bombeiro, o Ibama e a Marinha na defesa dos interesses ambientais da população do Luzimangues e toda a APA do Lago", resumiu.

Para o gestor da APA e presidente do Conselho da APA do Lago de Palmas, Abel Cardoso, a construção da sede vai facilitar o acesso popular para visitar e tirar suas dúvidas em relação as questões ambientais. "Essa junção do Governo do Estado ao Município de Porto Nacional e a iniciativa privada, tem uma relevância muito grande para a população e consolidação da gestão. Além da sede temos o objetivo de construir com a coparticipação da sociedade, um grande parque urbano, com o ordenamento do seu interior e das áreas verdes de seu entorno, visando o crescimento econômico e bem estar social alinhada a proteção do meio ambiente", finalizou.

O presidente eleito para o próximo biênio da gestão da Adomangues, Rogério Tonaco, assegurou que dará continuidade aos projetos. "A Associação estará empenhada para a evolução dos projetos e levaremos para a nossa gestão o objetivo de dar continuidade a todos os processos já iniciados", afirmou.

Além das presenças de representantes da sociedade civil, da iniciativa privada e de populares, o subsecretário Municipal de Educação de Luzimangues, Juscelino Ribeiro, prestigiou o evento na companhia de cerca de 30 alunos das escolas municipais de Porto Nacional, Jacinto Bispo Arantes e Maria de Melo que participaram de um momento do plantio simbólico da primeira árvore na sede da APA. Entre as noves Áreas de Proteção Ambiental existentes em todo o Estado, além da APA do Lago de Palmas, o ordenamento da gestão já se encontra em andamento nas APAS, do Lajeado, da Ilha do Bananal Cantão e das Nascentes de Araguaína.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/6/28/naturatins-e-prefeitura-de-porto-nacional-lancam-pedra-fundamental-para-construir-sede-da-apa-lago-de-palmas/
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Lago de Palmas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.