Ato em defesa da Flona

Diário da Manhã - http://www.diariodamanha.com/ - 16/07/2016
Atividade acontece neste domingo à tarde e visa coletar assinaturas em abaixo-assinado de preservação à área da Floresta Nacional de Passo Fundo (Flona)


A comissão que visa preservar a área de 1.328 hectares da Floresta Nacional de Passo Fundo (Flona), localizada em Mato Castelhano, realiza um ato público neste domingo (17), no Parque da Gare, das 13h30min às 17h30min. O grupo almeja a conservação dos remanescentes e do uso múltiplo sustentável de recursos naturais. Um abaixo-assinado estará à disposição da comunidade para ingressar ao grupo de apoio e conhecer a finalidade da mobilização. Entidades passo-fundenses já demonstraram apoio ao grupo.

O analista ambiental da Flona, Remi Osvino Weirich, explica que a atividade pretende inteirar as pessoas do assunto e coletar assinaturas para fortalecer o apoio à área ambiental. ''Vamos apresentar o nosso manifesto para todos, com duas páginas de conteúdo que explicam o porquê dessa iniciativa. As pessoas precisam entender a importância da Flona. Estaremos no local e convidamos as pessoas para conhecerem o tema e, quem se sentir à vontade, assinar e apoiar a proteção dessa área'', afirma. A área é de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desde 2007. Segundo o analista, um estudo está sendo realizado para apresentar a defesa junto com as assinaturas à Funai. Neste mês, um esboço do trabalho foi encaminhado para a direção da ICMBio em Brasília.

A comissão conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP), Sindicato de Trabalhadores de Passo Fundo e Universidades. Segundo Weirich, as entidades já trabalham na busca por assinaturas em apoio à Flona. ''O nosso conselho conta com 29 membros e várias entidades, que inclusive já estão recolhendo assinaturas e nos ajudando. Quem estiver interessado em contribuir deve comparecer ao local e ajudar na causa'', solicita o analista ambiental.

Entenda o caso

A área da Flona está em discussão entre a comissão e a Fundação Nacional do Índio (Funai) depois da publicação do Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação (RCID) do local, que indicou o território como tradicionalmente indígena. Atualmente, cerca de 100 famílias vivem na terra indígena em Mato Castelhano - que engloba a área da Flona. Nesta semana, o coordenador regional da Funai, Roberto Perin, relatou à reportagem do Jornal Diário da Manhã que a Funai não doa ou toma terras para os indígenas. ''Há um processo amplo e rigoroso, envolvendo profissionais e diversas áreas do conhecimento, que comprova que determinada área é de ocupação ancestral indígena'', defende. Segundo o coordenador, a presença das famílias indígenas no local não representa atentado contra a preservação da área.

Flona

A Floresta Nacional de Passo Fundo é a maior área florestal da região e também a primeira em Unidade de Conservação no Planalto Médio gaúcho. O território conta com 502 hectares remanescentes de Mata Atlântica bem conservada, 432 hectares de reflorestamento de araucária angustifolia, 282 hectares de Pinus sp e 15 hectares de outras espécies. A região conta com 24 espécies de peixes registradas (são esperadas 61), 14 espécies de anfíbios e três espécies de répteis, segundo os levantamentos do Plano de Manejo, publicado em 2012. Foram registrados, também, 195 espécies de aves. Além disso, o levantamento apresentou 19 espécies de mamíferos de um total de 86 espécies esperadas para a região.

Objetivos apresentados no manifesto

- Proteger as espécies da flora e da fauna, com destaque àquelas ameaçadas de extinção;

- Proteger espécies de ocorrência restrita que, dentro da Flona, só são verificadas em um local;

- Promover o manejo florestal sustentável de espécies nativas e exóticas, de produtos madeireiros e não madeireiros;

- Desenvolver e difundir técnicas de manejo florestal sustentável, de recuperação de áreas degradadas e de restauração de ambientes;

- Promover ações de recuperação e de restauração de áreas degradadas e/ou convertidas;

- Promover a visitação e as ações de educação ambiental como instrumento estratégico de conservação;

- Promover o uso público de baixo impacto e de técnicas de interpretação ambiental;

- Incentivar a pesquisa científica básica e aplicada;

- Proteger as nascentes de cursos d'água e os demais recursos hídricos existentes na UC;

- Contribuir para a conservação dos recursos hídricos em sua Zona de Amortecimento, especialmente as bacias que drenam para a Flona e para a Barragem do Capingui;

- Contribuir com o planejamento e o ordenamento dos usos e a ocupação do solo em sua Zona de Amortecimento;

- Promover o monitoramento e o controle ambiental na área da Unidade e na sua Zona de Amortecimento

- Servir de instrumento para a proteção, controle ambiental e de desenvolvimento social e econômico da Região onde a UC está inserida;

- Manter a conectividade com os fragmentos do entorno, principalmente entre a UC e as áreas particulares localizadas a sudeste da FLONA, contíguas e próximas ao talhão 74.



http://www.diariodamanha.com/noticias/ver/21559/Ato+em+defesa+da+Flona
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Passo Fundo
  • TI Mato Castelhano-FÁg TY KA
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.