ICMBio treina monitores para proteger quelônios

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 22/09/2016
Eles vão atuar na guarda e manejo dos sítios reprodutivos da tartaruga-da-Amazônia, do tracajá e do iaçá no interior da Reserva Biológica do Abufari, no estado do Amazonas


A Reserva Biológica (Rebio) do Abufari, no Amazonas, e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN) iniciam neste mês monitoramento da temporada reprodutiva dos quelônios da Amazônia, em especial, a tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa), o tracajá (P. unifilis) e o iaçá (P. sextuberculata).

As espécies são consideradas como quase ameaçadas de extinção (NT), conforme a última avaliação nacional do estado de conservação dos quelônios (animais com casco) continentais, coordenada pelo RAN, além de serem espécies-alvo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Quelônios Amazônicos.

Entre os dias 4 e 7 deste mês, a Rebio, o RAN e a Wildlife Conservation Society (WCS) realizaram, às margens do rio Purus, curso de monitoramento para capacitar integrantes das populações residentes na Rebio para atuarem como monitores na proteção dos sítios reprodutivos desse grupo animal dentro da unidade de conservação.

A iniciativa foi proposta durante a reunião ordinária do conselho consultivo da Rebio, ocorrida em maio. Os participantes receberam uniforme de campo e kit contendo as ferramentas necessárias para a coleta de dados de ninhos, matrizes e transferência de ninhos, quando necessário.

O envolvimento das comunidades locais na conservação de quelônios, por meio da proteção de suas áreas de desova, é uma estratégia que vem sendo implementada com sucesso em muitos locais da Amazônia. A guarda de praias e ninhos durante o período reprodutivo é um mecanismo de sensibilização que mobiliza comunidades locais pelo contato com os animais, além de aumentar o sucesso reprodutivo das espécies, diminuindo os índices de predação e perdas por alagamento, com a consequente recuperação dos estoques naturais das espécies.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8348-icmbio-treina-monitores-para-proteger-quelonios-da-amazonia
Amazônia:Biodiversidade

Related Protected Areas:

  • UC Abufari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.