Flona de Passa Quatro realiza plantio de mudas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 28/09/2016
Atividade fez parte das comemorações do Dia da Árvore e contou com a participação de 70 estudantes


A Floresta Nacional (Flona) de Passa Quatro, unidade de conservação (UC) administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Minas Gerais, recebeu cerca de 70 estudantes dos municípios de Passa Quatro e São Lourenço para a realização de atividades relacionadas ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro.

De acordo com o chefe da UC, Edgard de Souza, os alunos (com idades entre 12 e 16 anos) assistiram a palestras que trataram dos seguintes temas: "diferentes objetivos do reflorestamento" e "aspectos relacionados à produção de mudas e seu correto plantio". Além disso, os estudantes participaram de um plantio simbólico de 20 mudas na área do viveiro da unidade.

"É fundamental interagir com a comunidade e envolvê-la na nossa missão de conservar a natureza", ressalta o chefe da UC. A Flona também fez doação de 40 mudas para o Grupamento de Polícia Militar do Meio Ambiente do município de Itamonte (MG), que todos os anos realiza palestras e blitze educativas nas escolas da região para celebrar o Dia da Árvore.

Produção de mudas é destaque na Flona

Criada em 1968, a Floresta Nacional de Passa Quatro está localizada no município de Passa Quatro (MG) e abriga 335 hectares do bioma Mata Atlântica, ajudando a proteger espécies ameaçadas de extinção, como a onça-parda e o lobo-guará. Aberta ao público, a Flona recebe cerca de 2.500 visitantes por mês (entre janeiro e agosto de 2016, já passaram pela unidade mais de 23 mil pessoas).

Além da visitação, outro destaque da unidade é a produção de mudas. Segundo Edgard, essa atividade é realizada em um viveiro, sob responsabilidade do técnico ambiental do ICMBio, Johney Ferreira. "São produzidas aproximadamente 20 mil mudas por ano no viveiro", conta o gestor. "As mudas são vendidas na região e, geralmente, utilizadas para recuperação de áreas degradadas. O dinheiro das vendas é revertido para o ICMBio", completa.

Saiba mais sobre a Flona de Passa Quatro clicando aqui.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8356-flona-de-passa-quatro-realiza-plantio-de-mudas
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Passa Quatro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.