Mais 412 ha regularizados no Grande Sertão Veredas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 19/12/2016
Em pouco mais de um ano, o parque entre Minas e Bahia já recebeu quatro doações de terras por meio da Compensação de Reserva Legal (CRL)


O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski, assinou, na sexta-feira (16), escritura de recebimento de área de 412 hectares do Parque Nacional Grande Sertão Veredas. A doação foi feita por Maria da Paixão Cardoso Conceição, a título de Compensação de Reserva Legal (CRL).

Unidade de conservação (UC) administrada pelo ICMBio na divisa dos estados de Minas Gerais e Bahia, o parque vem avançando no que diz respeito à regularização fundiária. Entre outubro de 2015 e dezembro de 2016 já foram doados quatro imóveis por meio da CRL, totalizando uma área de quase 3 mil hectares regularizados.

Compensação

A CRL é um dispositivo, previsto no inciso III e parágrafos 5o a 7o do art. 66 do Código Florestal (Lei Federal no 12.651/2012), por meio do qual as unidades de conservação de domínio público com pendência de regularização fundiária podem receber, em doação, imóveis privados localizados em seu interior para fins de compensação de terras fora da UC, desde que sejam localizados no mesmo bioma.

Após análise técnica, o ICMBio emite certidão de habilitação do imóvel para este fim, assegurando aos interessados a legitimidade da transação do imóvel. No ato da emissão da certidão, o proprietário interessado na venda do imóvel assina autorização de divulgação, com base no disposto no artigo 31 da Lei de Acesso à Informação (Lei Federal no 12.527/2011).

O parque

Localizado na divisa dos estados de Minas Gerais e Bahia, a unidade de conservação federal administrada pelo ICMBio abriga áreas de Cerrado, incluindo parte do planalto Chapadão Central, que divide as bacias dos rios São Francisco e Tocantins.

Entre os objetivos da UC estão a preservação do bioma Cerrado, em especial as veredas e o carrasco (transição Cerrado/Caatinga), o desenvolvimento de pesquisas, atividades de educação e turismo ecológico.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8611-mais-412-ha-regularizados-no-grande-sertao-veredas
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Grande Sertão Veredas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.