Transcarioca é inaugurada em evento no Parque da Tijuca

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 11/02/2017
Foram lançados ainda guia de bolso, minidocumentário e site onde o visitante pode ver fotos, mapas, tracklogs e demais informações para planejar caminhadas na maior trilha do País, que corta montanhas do Rio


Cerca de duzentas pessoas se reuniram em um evento no Centro de Visitantes Paineiras, localizado no interior do Parque Nacional da Tijuca, para inaugurar a maior trilha de longo curso do Brasil. Dentre os presentes, estavam dirigentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, parlamentares que apoiaram o movimento, equipes dos parques por onde a trilha passa, entidades parceiras, trilheiros e voluntários, que também foram homenageados, uma vez que tiveram papel importante para a implantação da trilha Transcarioca.

Durante o evento, ainda foram lançados pela Conservação Internacional (CI-Brasil), entidade não governamental parceira, um guia de bolso, um minidocumentário e o site oficial www.trilhatranscarioca.com.br, onde o visitante encontrará fotos, mapas, tracklogs e todas as informações necessárias para planejar cada caminhada. Segundo Beto Mesquita, diretor de estratégia terrestre da CI-Brasil, "o Rio de Janeiro é a nossa casa, por isso, é mais que natural que a Conservação Internacional faça parte desse movimento. Futuramente pretendemos lançar o aplicativo da Transcarioca, que trará facilidades àquele que estiver na trilha".

A Transcarioca foi idealizada no ano de 1990 por Pedro de Castro da Cunha e Menezes, atual coordenador-geral de uso público e negócios do ICMBio e inaugurada na gestão do atual chefe do Parque Nacional da Tijuca, Ernesto Viveiros de Castro. Foi intensamente planejada por todos os gestores das unidades de conservação envolvidas por meio de reuniões, oficinas e ações de manejo e sua implantação é uma iniciativa do Mosaico Carioca de Áreas Protegidas, criado oficialmente pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em julho de 2011. "Esse projeto é muito importante para o ICMBio porque esse talvez seja o primeiro com o conceito de conhecer para conservar. A recreação em contato com a natureza ensina a respeitar pelo uso. É o que gostaríamos de ver implementado em mais unidades" destaca Pedro Menezes.

Todo o projeto envolveu as três esferas de governo (federal, estadual e municipal) e a sociedade civil por meio dos voluntários, que viabilizaram a sinalização dos trechos, proporcionando, assim, uma forma de participação da sociedade na gestão das áreas protegidas. Para Ricardo Soavinski, presidente do ICMBio, "o melhor resultado de todo esse trabalho não é somente a trilha, mas também a participação e auxílio de muitos voluntários e instituições, fazendo crescer o sentimento de responsabilidade e pertencimento sobre as unidades de conservação. Isso mostra a importância que as parcerias e que o trabalho voluntário têm para o ICMBio".

A Transcarioca

A trilha que corta a cidade do Rio de Janeiro possui 180 km de extensão e interliga sete unidades de conservação integral. Dos 25 trechos da trilha, 23 já estão devidamente sinalizados e podem ser percorridos pelos visitantes. As caminhadas, na maior parte do tempo, são feitas dentro das florestas do Parque Nacional da Tijuca, Parque Estadual da Pedra Branca, Parque Natural Municipal de Grumari, Parque Natural Municipal da Cidade, Parque Natural Municipal da Catacumba, Parque Natural Municipal Paisagem Carioca e Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.

Tendo por objetivo integrar as unidades de conservação e fortalecer o Mosaico Carioca, restabelecendo a conexão física das principais áreas de Mata Atlântica da cidade do Rio de Janeiro, além do potencial para a recreação, a trilha Transcarioca é vista como uma poderosa ferramenta de conservação ambiental. "As trilhas de maneira geral são uma forma de trazer as pessoas para dentro dos parques, das zonas protegidas, das áreas naturais e esse é um passo importante para elas se engajarem, se apaixonarem por esses ambientes e passarem a apoiar as medidas de conservação em todos os âmbitos. Esse é o grande objetivo quando se promove o uso público nas zonas protegidas", finaliza Ernesto Viveiros de Castro.

Saiba mais:

https://www.instagram.com/TrilhaTranscarioca

https://www.facebook.com/TrilhaTranscarioca



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8700-inaugurada-trilha-transcarioca
Turismo Ambiental

Related Protected Areas:

  • UC Tijuca
  • UC Pedra Branca (PES)
  • UC Carioca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.