Aprovados quatro planos de manejo e um acordo de gestão

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 25/05/2016
Os planos são da Esec de Tupinambás e RVS Alcatrazes (SP), da Esec de Murici (AL), do parque de Anavilhanas (AM) e da Resex Tarauacá (AC), que também foi contemplada com o acordo



O Diário Oficial da União (DOU) dessa quarta-feira (24) publicou portaria assinada pelo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski, que aprova o plano de manejo da Estação Ecológica (Esec) de Tupinambás e do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) do Arquipélago de Alcatrazes, ambos localizados no litoral paulista.

O RVS foi criado há menos de um ano, no dia 2 de agosto de 2016. "Logo após a criação do refúgio de Alcatrazes demos a garantia de que em um ano entregaríamos o plano de manejo da unidade. E estamos fazendo isso agora, até um pouco antes do prometido", disse o presidente Ricardo Soavinski

Ainda no DOU dessa quarta, foram publicadas as portarias que aprovam os planos de manejo da Estação Ecológica de Murici, em Alagoas, do Parque Nacional de Anavilhanas, no Amazonas, e da Reserva Extrativista (Resex) Alto Tarauacá, no Acre, que também foi contemplada com o acordo de gestão. Por meio dele, as famílias beneficiárias poderão agora desfrutar legalmente dos recursos naturais da Resex.

Plano de manejo é um documento técnico que dá as diretrizes de gestão das unidades de conservação (UCs). Estabelece, entre outras coisas, o zoneamento da unidade, as normas de manejo dos recursos naturais e até a implantação das estruturas físicas. Já o acordo de gestão, que define também regras de uso, é adotado apenas para as unidade de uso sustentável com populações tradicionais. Conheça outros acordos de gestão.




http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8941-aprovados-tres-planos-de-manejo-e-um-acordo-de-gestao
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Anavilhanas
  • UC Tupinambás
  • UC Alto Tarauacá
  • UC Murici (ESEC)
  • UC Arquipélago de Alcatrazes
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.