ICMBio apreende barcos de pesca em APA no Piauí

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 09/06/2017
Agentes do Instituto, com apoio da Polícia Federal, recolheram ainda 90 quilos de pescado e autuaram oito pescadores e dois empresários por crime ambiental



O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com o Grupo Especial de Polícia Marítima (Gepom), da Polícia Federal de Parnaíba, no Piauí, deflagrou na manhã de ontem (quinta-feira, 8), em Luís Correia, litoral do estado, operação de fiscalização à pesca irregular. Dois barcos foram apreendidos e oito infratores foram autuados.

Os barcos foram flagrados dentro da Área Proteção Ambiental (APA) do Delta do Rio Parnaíba que proíbe a pesca de arrasto do camarão rosa. A atividade pesqueira, realizada dessa forma, prejudica outras espécies juvenis de peixes, de acordo com especialistas.

"A pesca de arrasto é permitida, porém em áreas específicas. Os infratores foram flagrados há três milhas náuticas (a menos de quatro quilômetros da costa), o que é proibido no estado do Piauí, Ceará e Pernambuco. A infração se agravou por ter ocorrido dentro da APA. O impacto é tão grande que, de cada 50 quilos de fauna associada que eles trazem durante o arrasto, apenas cinco são de camarão, que é o principal alvo deles", explicou Alexandre Caminha, agente do ICMBio.

Além das duas embarcações, foram apreendidos apetrechos de pesca e cerca de 90 quilos de pescado. Oito pescadores e dois empresários foram autuados e deverão responder por crime ambiental. Eles foram enquadrados no artigo 35 do Decreto de Lei no 6.514 e podem ser multados num valor que vai de R$ 700 a R$ 100 mil. O camarão e os peixes foram doados a entidades filantrópicas.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8969-icmbio-apreende-barcos-de-pesca-em-apa-no-piaui
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Delta do Parnaíba (Federal)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.