Naturatins e SSP realizam sobrevoo em Unidades de Conservação Ambiental

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 12/07/2017
Por iniciativa da Superintendência de Gestão Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), foi realizada na manhã desta quarta-feira, 12, uma operação de fiscalização em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). A operação correspondeu a um sobrevoo com um helicóptero para identificar possíveis crimes ambientais e teve a duração de aproximadamente uma hora.

A atividade aconteceu na Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago de Palmas, na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado e no Parque Estadual do Lajeado (PEL). Trata-se de uma atividade estratégica sob o conceito de melhoria contínua do Plano de Proteção das Unidades de Conservação (UCs), que vem sendo concebida e implementada com apoio da Assessoria Técnica e de Planejamento (Astep).

Conforme a técnica da Astep, Nilza Verônica durante o sobrevoo foram constatados alguns desmatamentos na APA do Lago de Palmas e identificado um local de caça predatória no Parque Estadual do Lajeado. "Essa área foi identificada após uma denúncia. Também vimos algumas trilhas clandestinas, usadas provavelmente por estes caçadores. Não foi registrada nenhuma área de queimadas", destacou a técnica.

Segundo o assessor da Astep, Gino Oliveira, neste primeiro momento, o objetivo é identificar áreas vulneráveis às queimadas, áreas desmatadas e ampliar a presença do Estado nessas Áreas. "A equipe que participou desta operação foi composta pela técnica da Astep, Nilza Verônica Aguiar, o gestor da APA Lago de Palmas, Abel Cardoso de Andrade, do gestor do Parque Estadual do Lajeado, Volnei Martinovski, além da tripulação, formada por dois pilotos, um policial civil, um policial militar e um bombeiro militar.

No comando da aeronave estava o Tenente Coronel PM Ferrão, que avaliou a operação, reforçando que esta parceria da Secretária de Segurança Pública com o Naturatins é muito importante. "O helicóptero é um equipamento para ser utilizado e o custo benefício é enorme, já que para sobrevoar cada uma das áreas gastou-se menos de 30 minutos. Além de termos uma visão privilegiada chegamos ao local determinado com muita rapidez", adiantou.

Com esta cooperação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o Naturatins tem como finalidade reforçar a transparência da atuação das duas instituições envolvidas. As próximas Unidades de Conservação beneficiadas com a operação serão o Parque Estadual do Cantão (PEC) e a Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão. Neste segundo momento, a operação deve contar com a participação de equipes de fiscalização e controle ambiental.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2017/7/12/naturatins-e-ssp-realizam-sobrevoo-em-unidades-de-conservacao-ambiental/
UC:Geral

Related Protected Areas: