Mês de julho registra maior número de queimadas em sete meses em Rio Claro

G1 - http://g1.globo.com/ - 28/07/2017
Trabalho de combate e prevenção de incêndios foi intensificado na cidade.



O mês de julho ainda não terminou e já registra 36% das queimadas que aconteceram nos últimos sete meses de 2017, em Rio Claro (SP). De janeiro a julho foram registrados 111 focos e, só neste mês, 40 pontos de incêndio foram identificados. Para reduzir os números, a Defesa Civil intensificou o trabalho de combate e prevenção na cidade.

Na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade foram registrados cinco focos este mês. Dois dias após o último incêndio no local, os agentes ainda tiveram que trabalhar para conter a fumaça. "Próximo ao foco encontramos velas. Além disso, como o tempo está seco, pode ter ajudado a propagar ainda mais a queimada", relatou o agente da Defesa Civil Paulo Rogério Ortiz.

Em uma semana, o fogo destruiu uma área equivalente a três campos de futebol. "O próprio acesso ao local é complicado. Caminhão e viatura não conseguem acessar, o que dificulta a ação. Tivemos que vir com bomba costal e abafador", acrescentou Ortiz.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros Fábio Henrique Giovani, muitas pessoas também utilizam o local para colocar fogo em lixo. "É muito difícil controlar esse tipo de incêndio. Exige horas de trabalho, material operacional e demanda muitas viaturas com água para fazer o controle", disse.

Combate

De acordo com o diretor da Defesa Civil, Wagner Martins Araújo, para reduzir os números de incêndios o trabalho de combate foi intensificado na cidade. "Nessa época do ano nós fazemos um serviço preventivo de monitoramento em toda região que faz limite com a floresta. O objetivo é identificar e combater pequenos focos para que não se tornem maiores e nenhuma consequência grave aconteça", explicou Araújo.

Conscientização

Segundo o Corpo de Bombeiros, um dos maiores desafios continua sendo a conscientização dos moradores. "Geralmente as queimadas sempre estão relacionadas a algum vestígio de fogo criminoso, como renovação de pasto, queda de balões e o ato do motorista jogar cigarros pela janela do carro", alertou o comandante Giovani.

Para o aposentado Antônio Sérgio Penteado, que mora próximo ao local, as queimadas são prejudiciais. "O fogo é uma ameaça para floresta e para os animais silvestres. Até o gado sofre para procurar comida. É triste. As pessoas não tem consciência", falou.



http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/mes-de-julho-registra-maior-numero-de-queimadas-em-sete-meses-em-rio-claro.ghtml
Florestas:Queimadas

Related Protected Areas:

  • UC Edmundo Navarro de Andrade
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.